Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Governo divulga protocolo que libera cloroquina para pacientes com sintomas leves

O Ministério da Saúde divulgou há pouco o novo protocolo para o uso da cloroquina no tratamento de pacientes da Covid-19.

Atendendo à determinação de Jair Bolsonaro, a pasta autoriza a utilização do medicamento também para alguns casos de pacientes com sintomas leves e moderados da doença — sempre a critério do médico.

Para os pacientes graves, como já acontecia, a cloroquina também está liberada.

Leia também:A cloroquina é o remédio para a pandemia?

“Apesar de serem medicações utilizadas em diversos protocolos e de possuírem atividade in vitro demonstrada contra o coronavírus, ainda não há meta-análises de ensaios clinicos multicêntricos, controlados, cegos e randomizados que comprovem o beneficio inequívoco dessas medicações para o tratamento da Covid-19. Assim, fica a critério do médico a prescrição, sendo necessária também a vontade declarada do paciente”, diz o documento.

Segundo o protocolo, a cloroquina “deve ser usada com precaução em portadores de doenças cardíacas, hepáticas ou renais, hematoporfiria e doenças mentais”.

Entre as contraindicações para o uso do medicamento, estão “gravidez, retinopatia/maculopatia secundária ao uso do fármaco já diagnóstica com hipersensibilidade ao fármaco e miastenia grave”.

Clique aqui para ler as orientações do Ministério da Saúde.

Deixe um comentário