Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

FUNCIONÁRIOS FANTASMAS: TJPB recebe denúncia e afasta Berg Lima da Prefeitura de Bayeux

Por unanimidade, o Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu nesta quarta-feira (20), denúncia contra o prefeito de Bayeux, Berg Lima, acusado pelo Ministério Público de contratar funcionários fantasmas na gestão municipal. De acordo com o MP, o prefeito empregou pessoas próximas a ele que não prestavam serviço e dividia os salários.

O relator do processo, desembargador Joás de Brito, no entanto, além de acatar a denúncia pediu o afastamento de Berg Lima. Ele foi acompanhado por 11 desembargadores. Apenas um votou contra o afastamento.

Em suas argumentações, os magistrados destacaram a reincidência do prefeito de Bayeux na prática delitiva, o que justifica o afastamento do gestor.

“Estamos em um período eleitoral. É importante o eleitor respeitar o seu voto. Berg Lima não tem a mínima condições de estar a frente da Prefeitura de Bayeux porque o histórico é terrível”, destacou o desembargador Oswaldo Trigueiro.

Um ponto muito discutido durante a sessão foi se Berg Lima, além de afastado, deveria também ser alvo de prisão preventiva. O desembargador relator disse ter enxergado elementos suficientes para determinar a prisão, mas acabou optando apenas pelo recebimento da denúncia e afastamento do cargo.

Com a decisão, o presidente da Câmara, Jefferson Kita (PSB), deve assumir o cargo interinamente e convocar eleições indiretas para o comando do município. Isso por que o vice-prefeito da cidade, Luiz Antônio (PSDB), foi cassado pela Câmara Municipal em 2018, após denúncias de corrupção. Ele chegou a comandar o município por alguns meses após o primeiro afastamento do prefeito Berg Lima.

Essa é a segunda condenação de Berg Lima. Ele também foi condenado no caso do vídeo em que foi flagrado recendendo propina de um comerciante local em troca de pagamentos retroativos da gestão municipal.

 

Deixe um comentário