Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Cartaxo anuncia fechamento das feiras livres e proíbe acesso às praças de João Pessoa ; veja outras medidas

Uso de máscaras passa a ser obrigatório e serviços de entrega terão que oferecer equipamentos de proteção aos entregadores; reuniões esportivas ou culturais em espaços públicos estarão sujeitas à fiscalização do município

Com o agravamento da crise gerada pelo coronavírus, e em razão do baixo isolamento social, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) irá adotar novas medidas preventivas. O prefeito da Capital paraibana, Luciano Cartaxo, anunciou neste sábado (09) a implantação de 40 novos leitos para combater a Covid-19, sendo 10 novos de UTI no Hospital Santa Isabel, e estabeleceu a suspensão temporária de feiras livres e o acesso às praças públicas municipais. O decreto, válido até o dia 18/05, também prevê o uso obrigatório de máscaras no município e obriga serviços de entrega por delivery a disponibilizarem o item de proteção, álcool 70% e luvas para os entregadores.

As entregas deverão ser feitas na portaria de edifícios, sem haver a necessidade de ingressar nas residências ou na entrada do endereço final, evitando o uso de elevadores e escadas, com exceção de condomínios horizontais ou loteamento fechados. Serviços desempenhados por profissionais liberais como arquitetos, advogados, contadores, publicitários e corretores de seguro e de imóveis deverão adotar o regime de home-office.

O acesso às praças será interrompido para qualquer atividade, seja comercial, recreativa ou para a prática de exercícios físicos. O mesmo vale para qualquer reunião de caráter cultural ou esportiva em espaços públicos, que estarão sujeitas à fiscalização municipal. Feiras livres, incluindo aquelas situadas no entorno de mercados, e bancas de alimento nas ruas estão suspensas. Agentes de fiscalização de trânsito irão disciplinar e conter o estacionamento de veículos ao redor desses espaços.

As medidas entram em vigor na próxima segunda-feira (11). O documento institui que os serviços essenciais em funcionamento só deverão permitir a entrada de clientes em suas dependências utilizando máscaras. Desde o último domingo (03), os estabelecimentos também são obrigados a oferecer o equipamento de proteção aos seus funcionários. “Mesmo com o agravamento da crise, no mês mais difícil para enfrentar a doença, João Pessoa segue com a média de isolamento abaixo dos 50%. O número de leitos, em qualquer lugar do mundo, é finito. Só com as pessoas ficando em casa vamos conseguir atravessar este momento difícil”, ponderou o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.

Novos leitos – A partir deste sábado, o Hospital Santa Isabel terá 20 novos leitos, sendo 10 de UTI e 10 de enfermaria. Com as novas alas, a unidade chega a 50 leitos implantados exclusivamente para o combate à Covid-19. Por meio de uma parceria com o Hospital Universitário, (HU) credenciado à rede municipal, outros 20 leitos de enfermaria foram implantados. A Capital paraibana passa a ter 182 leitos abertos pelo município para minimizar os efeitos do novo coronavírus. “Quando não existe vacina ou remédio, o único caminho é a prevenção. A Prefeitura ampliou a fiscalização, restringiu a circulação nos espaços públicos e segue trabalhando diariamente para aumentar a oferta de leitos. Mas só vamos vencer o vírus com o compromisso e o bom senso de todos”, afirmou o prefeito.

Quadro– João Pessoa acabou de ultrapassar a marca dos mil casos confirmados da doença e chegou a 49 mortes registradas. A Capital paraibana possui aproximadamente 250 pessoas hospitalizadas por Covid-19, mais de 100 dependendo de tratamento em UTIs. São 856 casos descartados e 652 pessoas recuperadas da doença. “Estamos caminhando para um momento ainda mais grave. Se não tivermos o compromisso de todos para conter o vírus, as consequências tendem a ser maiores. Respeitar o isolamento social é defender a vida. Não há outra alternativa”, disse o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

Deixe um comentário