Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Fórum apresenta Carta em Defesa do Emprego na Paraíba com plano para retomada da economia no Estado

Responder às pessoas sobre como poderão retomar seu trabalho e produzir para sustentar suas famílias. Este é o objetivo da Carta lançada, nesta quinta-feira (21), pelo Fórum de Ação em Defesa do Emprego, que reune representantes do setor produtivo, da indústria, dos serviços, dos trabalhadores e das universidades dedicados a mapear os caminhos que permitam a retomada econômica do nosso estado, diante do cenário de crise causado pela pandemia do novo coronavírus.

A Carta Em Defesa do Emprego é fruto de diversas reuniões gerais e temáticas cujas discussões foram sintetizadas em 8 eixos de propostas, as quais serão entregues ao governo do estado, prefeituras e a diversas instâncias do poder público na Paraíba.

O idealizador do Fórum, deputado Ruy Carneiro, reforça a necessidade de encontrar soluções para a economia e traçar um plano estratégico para de curto, médio e longo prazos. “Chegou o momento de quebrar o silêncio sobre a retomada da nossa economia. A emergência da saúde choca, e a paralisação da economia agrava nossos problemas sociais. É preciso colocar o tema na mesa, não dá pra deixar para amanhã. Estamos unindo esforços, congregando conhecimentos para sugerir e que ninguém possa dizer que não sabia o que fazer. Está aqui”, asseverou.

O documento foi escrito a muitas mãos, e as 14 instituições atuantes no Fórum foram: Alfa Inteligência; Associação Brasileira de Agências de Publicidade, Capítulo Paraíba; Câmara Dirigentes Lojistas de João Pessoa; Federação das Associações de Municípios da Paraíba; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba – Fecomércio; Federação das Indústrias da Paraíba – FIEP; Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Paraíba – FEMICRO/PB; FACTTA Consultoria, Estratégia e Competitividade; Instituição Multiplicadores da Cidadania; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba; Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa; Unifacisa; Universidade Estadual da Paraíba Antônio Guedes; Universidade Federal da Paraíba

Entre os temas recomendadas na Carta para poder público da Paraíba, estão: Plano de Retomada das Atividades Econômicas no Estado da Paraíba; Tributos e Taxas; Reformas e simplificação tributária; Crédito e apoio aos setores produtivos; Investimentos públicos; Compras Governamentais; Frentes de Trabalho; e Desenvolvimento, Educação e Ciência e Tecnologia.

São pontos cruciais para manter vivo o nosso tecido produtivo, de acordo com o deputado Ruy Carneiro. “São trabalhadores, jovens empreendedores, grandes empregadores que estão aflitos. Sem saber até onde vai a pandemia e até quando conseguirão aguentar com a economia parada, sem qualquer renda, perspectivas ou auxílios do poder público. Então, planejamento é fundamental. Não dá pra ser omisso nesse momento e fugir das responsabilidades com a vida das pessoas”, comentou.

O deputado afirmou ainda que o trabalho do Fórum não termina. “A Carta reúne as sugestões iniciais de um grupo qualificado e plural. Cada instituição também fará seus desdobramentos, nos grupos que participam. E poderemos sentar com os poderes públicos para apresentar nossas ideias, discutir os pontos cruciais. Não é um trabalho acabado, é preciso agir continuamente”, concluiu Ruy Carneiro.

Leia a carta no link abaixo

Carta Forum de ação.pdf

Deixe um comentário