Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Cartaxo autoriza entrega de policlínica em novo padrão e amplia rede de atendimento médico especializado em João Pessoa

Com o dobro da capacidade, unidade terá o quadro de médicos especialistas ampliado e maior oferta de consultas e examesCom o dobro da capacidade, unidade terá o quadro de médicos especialistas ampliado e maior oferta de consultas e exames

Primeira linha de cuidado na prevenção de doenças, a atenção especializada de João Pessoa terá um novo reforço no enfrentamento à Covid-19. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, autorizou, nesta terça-feira (05), a entrega da ampliação da Policlínica Maria Alice Bezerra Cavalcanti, no bairro de Tambaú. A unidade de serviço especializado mais do que dobrou a capacidade de atendimento, com novos médicos especialistas, além de mais consultas e exames. O espaço em novo padrão fará o diagnóstico de síndromes gripais e vai garantir o acompanhamento a pacientes com doenças como hipertensão, diabetes e cardiopatia, consideradas de risco quando associadas ao novo coronavírus.

Para melhorar e ampliar a capacidade de atendimentos especializados, a Policlínica Municipal Maria Alice Bezerra Cavalcanti, localizada na Avenida Olinda, em Tambaú, foi totalmente ampliada, passando de quatro consultórios médicos para 10, e um total de 23 salas. A Prefeitura de João Pessoa também aumentou de 47 para mais de 100 profissionais de saúde atuando na unidade. “É decisivo seguir reforçando a rede de saúde em todas as frentes. Estamos enfrentando uma crise grave, sem precedentes no Brasil e no mundo. Espaços assim, de prevenção e cuidado, mostram que estamos no caminho certo, aumentando a nossa capacidade de atendimento a população”, disse o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.

A policlínica passa a oferecer atendimentos de especialidades médicas em dermatologia, psiquiatria, ginecologia, pediatria, urologia, reumatologia, ortopedia, cardiologia e endocrinologia. Atendimentos de outras especialidades também serão ofertados em áreas como nutrição, psicologia, fonoaudiologia e serviço social. Além das consultas, os pacientes terão acesso a exames e procedimentos como ultrassom, colposcopia, eletrocardiograma e pequenas cirurgias. A unidade dispõe, ainda, de uma farmácia especializada para remédios psicotrópicos, aqueles que necessitam de receita controlada.

“Durante o período de obras, a Policlínica continuou oferecendo os serviços na Unidade de Saúde da Família (USF) do São José e agora, com a entrega do prédio completamente renovado, poderemos atender à população da região e comunidades carentes com mais conforto e com mais especialidades. Antes eram atendidas uma média de 5 a 6 mil pessoas todos os meses e hoje vamos poder superar os 12 mil atendimentos, de acordo com a marcação de exames da Central de Regulação”, afirmou a diretora da Policlínica, Verônica Gadelha. Ela explicou ainda que a unidade atende pacientes de outros municípios pactuados com a Prefeitura de João Pessoa.

Para ter acesso aos serviços da Policlínica, o usuário deve procurar primeiramente a sua unidade de saúde da família (USF) de referência. A partir do atendimento com o clínico geral da USF, o usuário é encaminhado pelo médico para uma consulta marcada com um especialista em uma das policlínicas, de acordo com sua necessidade. O município de João Pessoa conta com seis Policlínicas Municipais: Policlínica Municipal da Pessoa Idosa, Cristo, Jaguaribe, Mangabeira, Mandacaru e Praias.

Deixe um comentário