Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

PMJP recebe novas doses de vacina e campanha contra Influenza deve atingir 100% do público-alvo da primeira fase nesta sexta-feira

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) retoma a Campanha de Vacinação contra Influenza nesta sexta-feira (3) nos 68 ginásios e ‘Drive Thru’, com capacidade de bater a meta de imunizar 100% dos idosos e trabalhadores de saúde, alvo da primeira fase da mobilização. Com aproximadamente 80% do público-alvo vacinado nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu mais 19 mil doses da vacina do Ministério da Saúde, para dar continuidade à campanha. Em razão da pandemia do Coronavírus, a procura pela imunização cresceu neste ano, superando as expectativas em relação há anos anteriores. Já foi imunizado quase 80% do público-alvo.

Com a mobilização, 104 mil pessoas serão imunizadas, entre idosos e trabalhadores de saúde, incluindo pessoas acima de 60 anos acamadas ou em abrigos de longa permanência. Neste ano, a Prefeitura de João Pessoa adotou a estratégia de vacinar a população em 68 ginásios de escolas e creches da Rede Municipal de Ensino, por serem espaços mais amplos e abertos, com o intuito de evitar aglomerações de idosos e também através de ‘Drive Thru’, o que reduz, ainda mais, o contato entre as pessoas. A medida foi adotada para reduzir a possibilidade de transmissão do Coronavírus, sobretudo nos idosos, público-alvo da primeira fase da campanha e principal grupo de risco para a Covid-19.

Onde se vacinar – O ‘Drive Thru’ acontece no Parque da Bica e nos shoppings Manaíra e Mangabeira, onde o atendimento (das 8h às 12h e das 13h às 16h) é feito dentro do veículo, reduzindo o contato dos idosos com outras pessoas. Nesta etapa, além dos idosos, os ginásios e Drive Thru estarão vacinando também os trabalhadores da saúde. Eles precisam comprovar o vínculo através do contra-cheque, declaração do local de trabalho ou registro do conselho profissional.

Agentes de mobilidade fazem a organização do fluxo de veículos e os profissionais de saúde, devidamente equipados com insumos de proteção, fazem a imunização. Nos ginásios, o atendimento é das 13h às 18h.

Idosos acamados – Os idosos acamados são imunizados em casa, através do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), mediante agendamento prévio de seus familiares em suas Unidades de Saúde da Família (USF) de referência. O agendamento também pode ser realizado através do telefone 3214-7149. Já aqueles que moram em instituição de longa permanência são vacinados na própria instituição.

Linha de frente – Os trabalhadores da saúde da área hospitalar, que estão na linha de frente no combate ao novo Coronavírus, receberão a imunização em seus locais de trabalho. Estão sendo visitadas 30 instituições de grande porte, entre Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais públicos, privados e Samu. O atendimento irá cumprir o cronograma pré-estabelecido com as instituições.

Deixe um comentário