Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Monitoramento inteligente: Índice de Isolamento Social de João Pessoa foi de 48,3% durante o final de semana

 

O monitoramento inteligente de circulação de pessoas, desenvolvido a partir de uma parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), apontou que o isolamento social na cidade, durante o último de final de semana, foi de 48,3%, número superior ao registrado na última quinta-feira, quando foi aferido o percentual de 47%. Antes com o pior indicador, o bairro de Paratibe surpreendeu. Alvo de uma ação educativa do poder público para conter aglomerações, a região obteve o melhor desempenho ao lado do Portal do Sol, com 74,8% das pessoas permanecendo em casa. O número é superior ao recomendado pelas autoridades sanitárias, que é de 70%.

Os bairros de Mumbaba, Jardim Veneza e Bairro das Indústrias também obtiveram números positivos durante o final de semana, alcançando a marca de 60,8% de isolamento social. “Os indicadores dão maior assertividade a campanha de prevenção, como mostra o exemplo do bairro de Paratibe. Sabemos que também existe uma mudança natural de hábito durante os finais de semana, mas os primeiros resultados apontam para uma melhoria significativa em determinadas regiões”, explicou a secretária de Planejamento, Daniella Bandeira. Os bairros de Mangabeira e de Barra de Gramame registraram os números mais baixos de distanciamento social, entre 34,2% e 35,3%, respectivamente.

De acordo com a secretária, o índice de isolamento social é calculado em parceria com a startup InLoco, que produz uma avaliação sobre o tema com o objetivo de reduzir os efeitos da Covid-19 e nortear políticas públicas. “Não existe qualquer acesso ao nome ou qualquer informação que identifique as pessoas. A Prefeitura só recebe o dado de possíveis pontos de aglomeração, sem que haja invasão de privacidade. A tecnologia é utilizada a serviço de um bem maior, que é salvar vidas”, explicou.

Plataforma – O contador de casos da plataforma de vigilância epidemiológica de João Pessoa aponta que 40 bairros já registraram ao menos um caso do novo Coronavírus. O número equivale a 62,5% da Capital paraibana. A cidade agora tem 149 casos confirmados da doença, 63 pessoas recuperadas e 17 que não resistiram à Covid-19. “Quem fica em casa, se protege e ajuda a proteger outras pessoas. O momento exige serenidade e equilíbrio para a cidade vencer este grande desafio. Precisamos contar com o esforço de todos”, disse Daniella.

Deixe um comentário