Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Luciano Cartaxo abre 40 novos leitos clínicos para enfrentamento ao Coronavírus no Hospital São Luiz

João Pessoa agora tem 40 novos leitos hospitalares para o combate ao novo Coronavírus. Como resultado da parceria entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e Hospital São Luiz, em Jaguaribe, pacientes com Covid-19 classificados como moderados já podem receber atendimento na unidade. A medida foi firmada neste domingo (12) pelo prefeito da Capital paraibana, Luciano Cartaxo, e pela direção geral do hospital, que integra a rede conveniada da administração municipal.

Já em funcionamento, com pacientes encaminhados pela Central de Regulação, os leitos de enfermaria clínica são destinados a pacientes com suspeita ou diagnóstico de infecção por Covid-19 classificados como moderados pelos serviços de atendimento pré-hospitalar, a exemplo do Samu e das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Reforçar a rede de saúde é parte fundamental nesta luta para salvar vidas. Credenciado ao município, o Hospital São Luiz vai cumprir uma função de retaguarda, dando maior capacidade de atendimento a outras unidades de referência”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo.

De acordo a diretora de Regulação Municipal, Roberlândia Freire, as vagas de internação deverão ser solicitadas à Central Estadual de Regulação Estadual de Enfrentamento à Covid-19, que irá atuar em parceria com a equipe médica de internação hospitalar de João Pessoa. “Esta Central definirá tecnicamente qual usuário se enquadra no perfil clínico para ocupar um leito de enfermaria COVID-19 no Hospital São Luiz”, disse. Os leitos servirão como retaguarda dos atendimentos pré-hospitalares, não podendo ser acessados por demanda espontânea.

Mais ações – A Coordenadora da Central Municipal de Regulação Hospitalar Covid-19, Andrea Dias, avalia a pactuação dos leitos como “uma estratégia necessária para suporte adequado aos pacientes com sintomas moderados e que ainda não têm indicação de internação em UTI”. A medida integra o plano de enfrentamento ao novo Coronavírus na Capital paraibana. Entre outras ações em curso, estão a oferta leitos específicos para receber pessoas com Covid-19 no Santa Isabel e no Hospital Infantil do Valentina. Também avançam as obras para implantação do novo Prontovida, com serviços realizados de domingo a domingo.

Deixe um comentário