Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

WhatsApp limita reenvio de mensagens a 1 destinatário por vez em meio à crise do novo coronavírus

O WhatsApp vai impor a partir desta terça-feira (7) um novo limite na hora de encaminhar mensagens que chegam pelo aplicativo. O objetivo é restringir a capacidade de informações falsas se espalharem pela plataforma —algo que virou um problema nos últimos anos e é mais preocupante agora que o mundo enfrenta a pandemia do novo coronavírus.

Atualmente, os conteúdos trocados pelo WhatsApp podem ser reenviados a até cinco contatos de uma só vez. A partir de agora, as mensagens que forem altamente replicadas poderão ser encaminhadas para apenas uma pessoa, grupo ou lista de transmissão de cada vez. Com a medida, o serviço de bate-papo coloca em prática duas novidades de uma só vez.

A primeira delas é dar uma utilidade para as “mensagens encaminhadas com frequência”. Não sei se vocês perceberam, mas alguns conteúdos passados adiante começaram a ser classificados dessa forma no ano passado. O indicativo são as setas duplas ao lado da palavra “encaminhadas”.

Esse conceito nasceu nas versões de teste do WhatsApp e valia apenas para grupos. A ideia nesses casos era dar aos administradores o poder para limitar o envio de conteúdos que já tivessem circulado bastante pelo aplicativo. Este tipo de mensagem tem maior chance de fazer parte de uma corrente de desinformação.

“Observamos um aumento significativo na quantidade de encaminhamentos. De acordo com nossos usuários. eles podem fazer com que eles se sintam sob pressão, além de contribuir para a disseminação de informações erradas. Acreditamos que é importante diminuir a propagação dessas mensagens para manter o WhatsApp um lugar para conversas pessoais”, afirma a empresa em comunicado.

Uol

Deixe um comentário