Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

HeroisDaEnfermagem: Coren PB destaca dedicação de profissionais de Enfermagem e assunto ganha destaque na TV

Desde o início da pandemia de COVID-19 o Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren PB) vem realizando uma campanha de valorização dos profissionais de Enfermagem nas redes sociais. Trata-se da hashtag #heroisdaenfermagem, que vem recebendo adesões nos 223 municípios do Estado. Entre as profissionais homenageadas no instagram está a enfermeira, Nathana Inácio, que percorreu uma enorme distância a cavalo para vacinar 3 idosos na zona rural de Santana de Mangueira/PB, o caso ganhou destaque no telejornal Bom Dia Paraíba da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo.

Para a presidente do Coren PB, Renata Ramalho, a dedicação e garra dos profissionais de enfermagem é uma rotina, mas infelizmente o reconhecimento e a valorização ainda não é tão comum. “A atuação da Enfermeira, Nathana Inácio, é sim digna de aplausos de toda sociedade. Essa dedicação, essa garra e essa coragem são essenciais para os profissionais de Enfermagem que infelizmente carecem de valorização em todo Brasil, especialmente na Paraíba, onde os salários são tão baixos”. E completou: “O Coren vem lutando para que editais sejam revistos e o valores ofertados aos profissionais de enfermagem sejam dignos, mas precisamos de um piso nacional”, reiterou.

Veja a matéria na íntegra: https://www.instagram.com/tv/B-rb8R0pmhD/?igshid=1vbrwtd80y57k

Montada em um cavalo: essa foi a maneira encontrada pela enfermeira Nathana Inácio, que é coordenadora de imunização e vacinação de Santana de Mangueira, para vacinar famílias na zona rural do município. Como as estradas estão intransitáveis em alguns trechos, a saída foi arriscar e deu certo. O alvo eram três idosos, que segundo ela, não podiam deixar de ser vacinados.
Geralmente, a equipe se desloca para vacinar a população utilizando carros ou motocicletas, mas neste ano de 2020 as chuvas que caíram estragaram estradas e dificultaram os acessos de veículos em algumas áreas do município. O início da missão foi tranquila. Toda a equipe se deslocou em um veículo para várias comunidades. Mas, uma missão especial estava por fim e precisaria de muito mais do que uma obrigação: uma missão por ato de ofício do amor. Eram três idosos que precisam ser vacinados, mas o acesso até eles de veículo se tornou impossível, pois as residências deles eram do outro lado de um riacho, por onde o veículo não conseguia atravessar devido a uma cheia.
Ciente da sua missão, antes de tudo humanitária, Nathana Inácio apelou para sua própria coragem, conseguiu um cavalo de um morador e foi até as casas dos idosos. “Quando chegamos no riacho o carro não conseguiu atravessar. À beira do riacho fomos informados que do outro lado existiam três domicílios, onde haviam três idosos que precisariam ser vacinados. Para não deixa-los sem a vacina perguntei ao filho de um dos idosos qual seria a alternativa para irmos até os domicílios. Então ele me respondeu que se eu tivesse coragem cederia um cavalo para que eu pudesse cumprir minha missão. Não pensei duas vezes. Montei no cavalo, fui lá e cumpri minha missão”, explicou.

Deixe um comentário