Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Deputados federais que analisam uso medicinal da maconha fazem visita técnica em João Pessoa nesta segunda-feira

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que trata da regulamentação de medicamentos formulados com cannabis realiza, nesta segunda-feira (2), visita técnica à sede da Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace) e se reúne com integrantes da Liga Canábica, em João Pessoa. Além do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB/PB), integram o grupo os parlamentares Paulo Teixeira (PT/SP), Luciano Ducci (PSB/PR) e Eduardo Costa (PTB/PA).

A missão cumpre agenda no período da manhã, às 9h30, na Abrace, e no período da tarde, às 14h30, na Liga Canábica. A Comissão Especial analisa o Projeto de Lei nº 399/15 que trata sobre a comercialização no território nacional de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta Cannabis sativa em sua formulação. Pedro defende a utilização da Cannabis para uso medicinal e autorização de plantio para pesquisas científicas.

A Anvisa coloca sobre a indústria farmacêutica o poder para comercializar o medicamento, proibindo o cultivo para pesquisa e produção de produtos medicinais.

Entidades – A Abrace é a primeira e única instituição do Brasil autorizada pela Justiça a cultivar maconha para fins medicinais e atende três mil pessoas que sofrem dos mais variados tipos de problemas e a meta é chegar a dez mil pessoas. O óleo que é produzido na Paraíba custa 10% do valor do que é importando.

“Uma mudança neste entendimento baratearia o tratamento. Hoje, o Mevatyl (medicamento à base de maconha para tratar espasticidade – rigidez excessiva dos músculos – em pacientes com esclerose múltipla) custa em média R$ 2,8 mil e o óleo equivalente produzido por nós custa R$ 600” informou o diretor da Abrace, Cassiano Teixeira.

A Liga Canábica é uma associação sem fins lucrativos, criada a partir da luta dos pais e familiares de crianças com epilepsia de difícil controle, pelo acesso aos derivados da planta cannabis para o controle das crises epilépticas de que seus filhos são acometidos. A entidade tem como objetivo contribuir para a construção de uma Política Pública Nacional de Cannabis Terapêutica.

Agenda

  • 9h30– Visita Técnica à Abrace Esperança – R. José Peregrino Montenegro, 101 – Loja 2 – Conj. Boa Vista, Bairro dos Ipês
  • 14h30 – Reunião na Liga Canábica Paraíba – R. Cláudio da Silva Aragão, 60 – Jardim Cidade Universitária, João Pessoa – PB, 58052-141

Deixe um comentário