Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Cartaxo abre Ciclo 2020 de Audiências Regionais do Orçamento Participativo e marca oito anos de avanços na Capital com a participação popular

Consolidando um processo iniciado em 2013 de protagonismo e fortalecimento da participação popular dentro da definição das políticas públicas executadas na Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o prefeito Luciano Cartaxo abriu, na noite desta quinta-feira (5), o ciclo 2020 das Audiências Regionais do Orçamento Participativo (OP). Momento em que os moradores das regiões de participação popular elegem suas prioridades, a primeira audiência, realizada no bairro de Valentina, foi uma grande demonstração do processo de escuta e diálogo que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos oito anos entre a gestão e a população de todas as regiões da Capital.

“Pelo oitavo ano estamos reunindo a população e estabelecendo este importante diálogo com os moradores, para ouvir deles o que é prioridade e o que precisamos executar para melhorar a qualidade de vida de todos. Assim como também acontece com as reuniões preparatórias, onde são discutidos temas específicos dos bairros, é motivo de orgulho termos este canal direto junto ao povo porque a marca da nossa gestão é primeiro escutar para depois fazer. Temos a responsabilidade social de fazer mais por quem mais precisa”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Durante a audiência, o prefeito destacou uma série de obras e ações realizadas nas duas regiões, como as dos programas Ação Asfalto, Mais Pavimentação e LED nas Ruas, além de escolas como a do Parque do Sol, que atendeu a uma demanda histórica da população, assim como também as Unidades de Saúde da Família (USF) do Parque do Sol e dos Colibris, o Mercado do Geisel e um conjunto de áreas públicas de lazer, com diversas praças nas duas regiões.

Demandas eleitas – A 4ª Região elegeu como primeira prioridade a política pública de Infraestrutura, Mobilidade e Política Urbana e como segunda prioridade, Habitação e Política Ambiental. A 5ª Região elegeu também como primeira prioridade a Infraestrutura, Mobilidade e Política Urbana e, como segunda prioridade, a Saúde.

Audiências regionais – São o momento em que a população elege as prioridades. Cada audiência reúne os moradores de duas Regiões de Participação Popular (RPP), maneira como Orçamento Participativo agrupa os bairros da cidade de acordo com a localização. A primeira audiência aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Helder, no bairro do Valentina, reunindo os moradores da 4ª e 5ª Regiões de Participação Popular (RPP).

A 4ª região é formada pelos bairros Valentina I e II, Paratibe, Cuiá, Muçumagro, além das comunidades Barra de Gramame, Frei Damião, Santa Bárbara, Doce Mãe de Deus, Praia de Gramame, Praia do Sol, Parque do Sol, Cidade Maravilhosa, Quilombolas, Boa Esperança, Nova Mangabeira e Nossa Senhora das Neves.

Já a 5ª região corresponde aos bairros José Américo, Água Fria, Cidade dos Colibris (1 e 2 ), João Paulo II, Ernani Sátiro, Esplanada, Costa e Silva, Grotão, Geisel, Funcionários II, III e IV,e as comunidades  Jardim Nova Canaã, Colibris, Laranjeiras,Boa Vista, Citex, Nova República, Nova Trindade III, Lago Sul, Arame, 1º de Abril, Lava Jato, Maria de Nazaré, Presidente Médici, Gauchinha, Taipa e Sesi.

Veja o vídeo no link abaixo:

IMG_5051

Deixe um comentário