Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Bancada federal da Paraíba faz reunião virtual com Secretário de Saúde e projeta 300 milhões de Reais em investimentos para o combate ao CoronaVirus na PB

Em tempos de pandemia do CoronaVirus, a reunião presencial é desestimulada pelas autoridades de saúde. Nem por isso a bancada federal deixou de cumprir o seu papel e através de reunião virtual por aplicativo digital, convidou o Secretário de Saúde Geraldo Medeiros para esclarecer aos deputados e senadores quais seriam as prioridades do Estado que pudessem ser atendidos com recursos oriundos de emendas de bancada. Todos os 12 deputados e 03 senadores participaram através de mensagens no aplicativo ou contatos telefônicos.

Segundo informou o coordenador da Bancada, Dep Efraim Filho, será destinado ao Estado da PB e aos municípios 150 milhões de reais em emendas individuais, uma média de 10 Milhões de Reais por parlamentar em emendas individuais, e outros 150 milhões de Reais em emendas de bancada, em virtude da antecipação das mesmas informada pelo Governo Federal do Presidente Jair Bolsonaro e conforme as prioridades apontadas pelo Governador João Azevedo e os demais gestores municipais. “É papel da bancada federal ser essa ponte entre O Brasil e a Paraíba. Temos dialogado com o Ministro da Saúde Luis Mandetta (DEM) e levado a preocupação do nosso Estado, o cuidado com nosso povo e todas as suas carências para enfrentar esse momento”, afirmou Efraim.

O Secretário de Saúde Geraldo Medeiros, afirmou que a prioridade número 01 é *capacitar o sistema de saúde da Paraiba com a quantidade de leitos de UTI* necessária para o atendimento da população. Com as aquisições de 300 novos itens, A Paraíba deve atingir a marca próxima de 1000 respiradores mecânicos, número que atende as expectativas da Secretaria de Saúde. Além disso também serão destinados recursos para adquirir novas camas hospitalares e monitores multiparametros para equipar os novos leitos de UTI na Paraíba.

Um dos temas mais relevantes tratados na reunião, foi a necessidade de garantir e estabelecer convênios para que as Prefeituras também sejam contempladas para estruturar os seus equipamentos de saúde, a exemplo de João Pessoa, Campina Grande, e os polos regionais do interior do Estado.

Para o líder dos Democratas, Dep Efraim Filho, se trata de um investimento que tem a condição de chegar na ponta, e fortalecer os serviços de atenção básica e especializada nos postos de saúde, policlinicas, UPAS, hospitais. Além disso viabilizará a compra de equipamentos, realizacão de exames e aquisição de remédios. E afirmou “enfim, são nessas unidades de saúde que o cidadão tem o primeiro atendimento. Esses 300 milhões em emendas parlamentares são uma excelente notícia para os gestores, profissionais em saúde e para a população ter acesso a melhores serviços diante do desafio de enfrentar a pandemia do CoronaVirus e permitir que a bancada federal dê uma resposta a altura das expectativas da nossa sociedade.”

Deixe um comentário