Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Usina Energisa recomenda ebooks, artistas e filmes paraibanos para conferir em casa, pela internet

No cenário atual, visando proteger os cidadãos diante da pandemia, os órgãos de Saúde recomendam que as pessoas fiquem em casa. Com isso, tem sobrado muito tempo livre. Uma boa dica é aproveitar esse período para ler e consumir cultura, algo que é possível fazer gratuitamente pela internet.

A Paraíba é repleta de produções de qualidade, na música, cinema ou literatura. Várias produções paraibanas estão disponíveis na internet gratuitamente. A Usina Energisa selecionou algumas dicas para serem consumidas neste período de isolamento social.

Livros digitais 

A leitura traz diversos benefícios para a mente. Além de oferecer conhecimentos diversos, ajuda a melhorar a memória e concentração. Na internet, é possível baixar e ler ebooks gratuitos, inclusive obras paraibanas.

Paraíba Governos em Cena 
O livro de autoria do jornalista Josélio Carneiro conta a história político-administrativa do período de 1930 a 2016. “Paraíba Governos em Cena” resgata fatos importantes do estado. Para baixar, é só clicar aqui.

A Paraíba e o Litoral Norte 
O livro fala sobre os primeiros habitantes do Litoral Norte da Paraíba, os povos Potiguara. “A Paraíba e o Litoral Norte” é o resultado de uma pesquisa do historiador José Octávio de Arruda Mello em parceria com o jornalista Luiz Patrianni e o guia turístico Marcelo Gomes, em uma iniciativa da Secretaria Executiva de Turismo do Estado. A obra está disponível no site do Jornal A União, dividida em três partes: Parte 1; Parte 2; Parte 3.

Música

Nosso estado é terreno fértil de talentos musicais que já se apresentaram muitas vezes na Usina Energisa. No momento, seguindo as recomendações dos órgãos de Saúde, a programação está parada, mas nada impede de prestigiar e se animar com o som dos artistas da terra.

Os Fulano 
A banda “Os Fulano” surgiu na cidade de Santa Rita, em 2009. Betinho Lucena, Jader Finamore, Lucas Dan e Thiago Melo levam a leveza do forró, com influências de outros ritmos e elementos da cultura nordestina. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=c10IcYvWrmc.

Sinta a Liga Crew
O grupo formado por Kalyne Lima, Camila Rocha e Preta Langy une hip hop e a luta pelo empoderamento feminino. Sinta a Liga Crew lançou o seu primeiro EP em 2017, o “Campo Minado” e em 2018, o segundo trabalho, o “L4mb3”. Para conhecer o trabalho da banda acesse:https://www.youtube.com/watch?v=M_Qfh7E-7qk.

Cinema 

Quando o assunto é cinema, a Paraíba também oferece motivos para se orgulhar. Cineastas nascidos ou radicados no estado lançam produções que percorrem os festivais do Brasil e do mundo.

O Hóspede Ramon Porto Mota 
O filme de Ramon Porto Mota, lançado em 2011, conta a história de um estranho hóspede que chega a uma pousada no interior da Paraíba. Intrigado, o proprietário do estabelecimento busca descobrir o que o homem está fazendo na cidade. A produção está disponível neste link.

Água Barrenta Thiago Pena 
O filme “Água Barrenta”, de Thiago Pena, foi lançado em 2010 com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Lei Augusto dos Anjos. A produção fala sobre as crianças em situação de rua e como é um reflexo da sociedade de consumo. “Água Barrenta” está disponível na íntegra no YouTube.

Deixe um comentário