Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Por que hipertensos estão entre os grupos mais vulneráveis ao novo coronavírus? Saiba quais são os riscos

Hipertensos (pessoas com pressão alta) estão entre os grupos mais vulneráveisa complicações da doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde colocam os hipertensos entre os mais suscetíveis a essa enfermidade.

Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Luiz Bortolotto, e o alergista Marcelo Bossois, uma série de fatores colabora para que esse grupo seja mais afetado que a população em geral. Veja, abaixo, alguns deles:

  • O vírus pode afetar o músculo cardíaco dos pacientes, que já têm o coração sobrecarregado, e causar miocardite (inflamação do miocárdio)
  • Pode gerar necrose pulmonar, com acúmulo de líquido no pulmão
  • Vírus anula a ação de medicamentos para controle de pressão arterial

Veja os cuidados específicos que os hipertensos devem tomar:

  • Estar com a pressão arterial controlada
  • Estar com as vacinas em dia
  • Procurar ajuda médica imediatamente após o aparecimento do primeiro sintoma

As outras recomendações, segundo o médico, são as mesmas destinadas a outras faixas da população: lavar bem as mãos, evitar ambientes com multidões e manter o corpo saudável, com dieta balanceada e exercícios frequentes.

Entenda os riscos aos hipertensos

Os hipertensos estão entre os grupos que podem desenvolver casos mais severos da Covid-19. As complicações mais graves estão ligadas ao pulmão e ao coração.
“As infecções em geral aumentam o metabolismoe podem agravar o quadro do paciente”, explica Bossois. Com a aceleração, o organismo fica desreguladoe apresenta sintomas como febre e fraqueza com mais intensidade.
O vírus também impede a ação de medicamentos inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA), usada para reduzir a pressão arterial, segundo Bossois.

Cuidados a tomar

O principal fator é controlar a pressão arterial para não danificar órgãos e sistemas e não deixar o organismo já deteriorado diante da chegada de uma infecção.

Os especialistas também indicam o controle das condições respiratórias, evitar outras infecções e estar com asvacinas em dia.
“A prevenção é igual para todo mundo. A gente reforça para este grupo porque, se eles forem infectados, têm mais risco de morte. Todo hipertenso deve ser vacinado contra a gripe e acompanhar seu estado de saúde com frequência”, alerta Bortolotto.

  • Por que idosos estão entre os grupos mais vulneráveis ao coronavírus?
  • Por que diabéticos estão entre grupos mais vulneráveis ao coronavírus?
  • Por que pessoas que têm doenças respiratórias crônicas estão entre as mais vulneráveis ao coronavírus?
  • Por que pessoas que têm doenças renais crônicas estão no grupo de mais vulneráveis ao coronavírus?

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1G1

Deixe um comentário