Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Laboratório da Paraíba é autorizado a realizar testes para coronavírus

Exames devem começar a serem feitos na Paraíba a partir do mês de abril — Foto: Junior Aguiar/Secom

O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) está autorizado a realizar os exames para o coronavírus, após um fase de qualificação e capacitação feita pelo Ministério da Saúde. Por enquanto, as coletas continuam sendo realizadas na Paraíba e encaminhadas para serem analisadas no Pará. No entanto, conforme Talita Tavares, gerente executiva de Vigilância em Saúde do Estado, o laboratório estadual já deve começar a funcionar no início do mês de abril.

Para que o Lacen Estadual passe a realizar os testes, duas fases já foram cumpridas. A capacitação e qualificação realizada como treinamento pelo Ministério da Saúde já foi cumprida. Além disso, a estrutura também já está devidamente autorizada. Agora, a Paraíba aguarda o recebimento do insumo para realização dos testes, o que deve acontecer até o fim do mês de março, de acordo com Talita Tavares.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde informou que assim que o Lacen Estadual estiver liberado para os testes, todos os exames serão realizados na Paraíba. Além disso, os casos suspeitos que devem procurar por atendimento permanecem os mesmos do protocolo do Ministério da Saúde.

Conforme a (SES), existe um fluxo de atendimento para casos suspeitos de pacientes com Covid-19 que deve ser cumprido pelas unidades de saúde, baseado em sintomas apresentados em três situações específicas.

A SES reforça que o hospital deve ser buscado apenas nos casos graves, ou seja, por pacientes que apresentem sintomas graves como falta de ar. A população que tiver acesso a rede de saúde suplementar (planos de saúde) pode recorrer à clínicas particulares e consultórios. O médico notificará ao município que deverá fazer a coleta do caso suspeito.

Posto de coleta no Juliano Moreira, em João Pessoa

Com o aumento das notificações, foi montado um posto de coleta no Complexo Hospitalar Juliano Moreira, Av. Dom Pedro II, bairro da Torre, em João Pessoa. A unidade começou a funcionar na quarta-feira (18), apenas para as pessoas que atendem aos critérios do Ministério da Saúde e são direcionadas após triagem por telefone.

G1 Paraíba

Deixe um comentário