Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

João Azevêdo anuncia implantação de mais 300 leitos de UTIs para atender casos de coronavírus na Paraíba

O governador João Azevêdo anunciou, neste sábado (21), a implantação de mais 300 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para atender demandas de atendimento para o coronavírus, representando um investimento de R$ 30 milhões. De acordo com o gestor, a medida vai reforçar  a rede hospitalar, que já reservou 270 leitos de enfermaria e 90 leitos de UTIs, anunciados no Plano de Contingenciamento.

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), também está investindo na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os profissionais de saúde, na aquisição de equipamentos para a Rede Hospitalar, no custeio de leitos para internação e na ampliação de testagens em vírus respiratórios. A ação faz parte das medidas do governo frente à emergência em saúde devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e o montante estimado de gastos extras é de R$ 36 milhões, considerando os próximos cinco meses.

Protetor ocular, máscaras e luvas de procedimentos são alguns dos itens de EPIs que servem de proteção dos trabalhadores para os cuidados dos pacientes. A primeira remessa está agendada para chegar nesta segunda-feira (23). Atém dos EPIs, a SES estruturou toda a Rede Hospitalar por meio de um plano de contingência organizada em três ondas de disponibilização de leitos para cada macrorregião (sedes João Pessoa, Campina, Patos e Cajazeiras).

A Paraíba já conta com 205 hospitais e mais de 8.000 leitos, sendo 132 hospitais públicos, destes 32 estaduais e mais de 6.000 leitos são públicos.

Na próxima segunda-feira (23), estará em funcionamento a Central Estadual de Regulação de Leitos para Covid-19, para garantir o fluxo de transferência de pacientes para os Hospitais de Referência. Os Hospitais de Referência estão distribuídos por macrorregião de saúde, sendo o Hospital Clementino Fraga, Santa Izabel e Hospital Municipal de Valentina na primeira Macro, em João Pessoa, que concentrarão essas internações. Na segunda Macrorregião, o Hospital Pedro I, em Campina Grande; e no Sertão e Alto Sertão, os hospitais Regionais de Cajazeiras, Pombal, Regional de Patos e o Infantil Noaldo Leite, também em Patos, as referências para pacientes internados.

A SES disponibiliza quatro números para plantão de dúvidas da Vigilância em Saúde e Hospital Clementino Fraga, desde o dia 16/03/2020, cujo atendimento é realizado por especialista da área (99146-9790; 99146-9250; 99147-0810 e 98823-6186).

Deixe um comentário