Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

CORONAVÍRUS: Prefeitura de João Pessoa promove ação de conscientização e distribuição de kits de higiene para moradores de rua

O programa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Consultório na Rua, promove nesta sexta-feira (20) uma ação de conscientização sobre o coronavírus para pessoas em situação de rua. Segundo a coordenadora do programa, Luana Alves, a intenção é oferecer informações para que a população em situação de rua possa evitar eventuais casos de contaminação pelo vírus. A iniciativa acontece em diversos locais da Capital, onde se concentram os grupos em vulnerabilidade social.

A coordenadora ressaltou ainda a necessidade de assegurar aos cidadãos em situação de rua, o necessário para que possam proceder sua higienização e ter seu direito à saúde garantido.

“Estamos distribuindo kits que higiene, água mineral, identificando casos de indivíduos com problemas respiratórios graves e, em caso de necessidade, acionamos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, destacou Luana Alves.

Consultório na Rua – O programa é formado por uma equipe multidisciplinar, incluindo enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e agentes sociais, divididos em quatro equipes, sendo duas no turno da manhã e duas à tarde. O trabalho funciona de forma continuada, em que as equipes da tarde voltam aos mesmos locais visitados pelos profissionais da manhã.

As equipes multiprofissionais realizam diversas formas de acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial pelo uso de álcool e outras drogas. A abordagem das equipes acontece nas ruas, praças e outros locais públicos da cidade, onde os profissionais realizam as ações e serviços de distribuição de preservativo, educação em prevenção de DST/Aids, psicologia, enfermagem e encaminhamentos a serviços de atenção à saúde e assistência social.

Deixe um comentário