Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Prevenção ao Coronavírus: PMJP suspende audiências regionais do OP, atendimentos no IPM, corridas de rua e eventos culturais para evitar aglomerações

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, seguiu orientação do Núcleo Intersetorial de Prevenção e Cuidados em relação ao Coronavírus da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), e determinou, na manhã deste sábado (14), uma série de medidas administrativas, como a suspenção das Audiências Regionais do ciclo 2020 do Orçamento Participativo (OP) e os atendimentos presenciais aos idosos no Instituto de Previdência do Município (IPM). A medida segue orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar aglomerações e diminuir os riscos de disseminação do Covid-19. Cada Audiência Regional do OP chega a reunir um público superior a mil pessoas e o IPM atende aproximadamente 180 idosos por dia.

“Neste momento é importante estarmos atentos, prevenindo riscos e agindo com serenidade. Não temos casos confirmados em João Pessoa, mas seguimos cumprindo o protocolo internacional da Organização Mundial de Saúde. Estas novas medidas são dirigidas às audiências regionais do OP, que reúnem muitas pessoas em um mesmo espaço, e ao IPM, que recebe diariamente uma parcela da população mais vulnerável à exposição do vírus”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo.

As audiências regionais são o espaço democrático no qual o prefeito e secretários da gestão municipal se reúnem com os moradores de todas as regiões da Capital para ouvir suas demandas e definir prioridades de políticas públicas para receberem mais investimentos da PMJP. Elas são realizadas reunindo duas Regiões de Participação Popular (RPP) a cada noite e a próxima aconteceria nesta terça-feira (17).

O secretário do Orçamento Participativo, Francisco das Chagas, explicou que, em virtude da suspensão das audiências, a Prefeitura irá estudar outras formas de realizar a definição das políticas públicas em cada região. “A população não será prejudicada de maneira alguma. A gestão sempre priorizou o diálogo e vamos buscar outras formas de realizar esta escuta e oportunizar a eleição das demandas e políticas públicas prioritárias para novos investimentos”, afirmou. O IPM também estuda uma forma de manter os atendimentos aos idosos e pensionistas.

*Eventos* – A Prefeitura de João Pessoa orienta que os eventos esportivos e corridas de rua sejam suspensos temporariamente por também reunirem um grande público, a exemplo de atletas de outras cidades e estados que participam das competições. Como medida sanitária, os eventos culturais realizados ou apoiados pela Funjope também estarão suspensos a partir da próxima segunda-feira (16).

*Núcleo* – O Núcleo Intersetorial de Prevenção e Cuidados em relação ao Coronavírus reúne as secretarias de Saúde, Educação, Infraestrutura, Turismo, Administração, Instituto da Previdência Municipal e Desenvolvimento Social, Samu e integrantes da Vigilância em Saúde. Através dele, além do monitoramento dos casos suspeitos, serão intensificadas as campanhas e capacitações para orientar profissionais da saúde, funcionários de escolas e creches, servidores, trade turístico e toda a população, sobre as formas de prevenção ao coronavírus.

Deixe um comentário