Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Com parceria da Prefeitura de João Pessoa, bloco Muriçocas do Miramar faz a alegria dos foliões na Capital

Nem a chuva diminuiu a animação dos milhares de foliões que acompanharam o desfile do bloco Muriçocas do Miramar nesta quarta-feira (19), em mais um dia de desfiles do projeto Folia de Rua, que faz parte da programação do Carnaval de Boa da Capital, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da sua Fundação Cultural (Funjope). Comemorando 34 anos e com homenagem ao professor de Artes, escultor e cenógrafo Breno Andrade Matos, o Muriçocas desceu a Avenida Epitácio Pessoa até o Busto de Tamandaré embalado por quatro trios elétricos – com destaque para o que foi puxado pelo cantor pernambucano Alceu Valença.

Mas quem abriu alas para o desfile foi o mestre Fuba, que ascendeu a chama da ´Quarta-feira de Fogo´, como manda a tradição do bloco, cantando o hino das Muriçocas e outras canções carnavalescas. O desfile reuniu ainda atrações como Ramon Schnayder, Capilé e Zé Neto, numa mistura de vários estilos musicais. No chão, o que predominou foram as orquestras de frevo: Frevo Mania, Splok e Maestro Quimba, além do Grupo de Maracatu Pé de Elefante, o Urso Amigo Batucada, o Clube de Orquestra Alegria do Frevo, os Bonecos Gigantes e o Baticumlata da Emlur.

O diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, fez um balanço positivo do Carnaval de Boa até aqui, ressaltando principalmente a participação da população local e turistas durante os desfiles. “Está sendo um Carnaval de muito sucesso e o prefeito Luciano Cartaxo está de parabéns por ter investido no evento, que gera empregos diretos, indiretos e fortalece a nossa economia. A cidade está recebendo muitos turistas, a população tem aproveitado bem esses dias de prévias carnavalescas e a Prefeitura tem se empenhado muito para que tudo transcorra bem”, afirmou.

Fantasiados ou não os foliões seguiram o bloco com máximo de entusiasmo. O estudante Fabrício Martins, de 19 anos, veio com dois amigos de Natal (RN) especialmente para conhecer as Muriçocas do Miramar. “Muito legal, muito animado. Acho que está correspondendo a expectativa, porque a gente sempre ouviu muito falar das Muriçocas. Carnaval é isso, é o povo nas ruas. Nesse quesito o bloco se garante”, afirmou.

Enquanto uns tiveram o primeiro contato com o bloco outros tiveram dificuldade de contabilizar quantas vezes repetiram o trajeto de descer a Avenida Epitácio Pessoa até o Busto de Tamandaré. O comerciante Antônio da Nóbrega resume o que é o bloco Muriçocas do Miramar com uma palavra: “tradição”, afirmou. “Eu acho que só não participei dos cinco primeiros desfiles, não tenho certeza, só sei que depois que eu participei pela primeira vez não deixei mais de vir”, concluiu.

Apoio – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vem disponibilizando os serviços de várias secretarias para dar segurança aos foliões durante os desfiles do Folia de Rua. Em um trecho da Avenida Epitácio Pessoa ficaram instalados o Serviço de Atendimento Móvel (Samu), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Guarda Civil Municipal e Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Já a Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) atuou desde o final da tarde desta quarta-feira (19), realizando bloqueio de ruas próximas ao circuito Via Folia e orientando condutores e pedestres.

Deixe um comentário