Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Cartaxo acompanha obras da Avenida Passeio Epitácio Pessoa e trabalhos avançam para modernizar e humanizar o principal corredor da cidade

O principal corredor da Capital está passando pela maior intervenção de sua história e o prefeito Luciano Cartaxo segue acompanhando de perto as obras. Na manhã desta segunda-feira (17) ele vistoriou os trabalhos que estão sendo executados na Avenida Passeio Epitácio Pessoa, que além de ganhar um novo conceito, aliando tecnologia e urbanismo, vai tornar a via, de ponta a ponta, uma ampla área de compartilhamento e de permanência pelas pessoas. A obra está orçada em R$ 11,2 milhões com recursos próprios e a previsão é de que esteja concluída no final do ano.

As obras estão acontecendo por etapas para garantir o mínimo impacto possível comum neste tipo de intervenção ao tráfego local. Inicialmente, elas estão se concentrando na esquina da avenida com a Maximiano de Figueiredo (próximo à Praça da Independência) até o primeiro semáforo da avenida no sentido Centro-praia, tendo sequência por quarteirões.

“Estamos acompanhando permanentemente esta obra, assim como fazemos com todas as demais da Prefeitura e a primeira etapa está dentro do cronograma que estabelecemos para entregar em março, com as calçadas padronizadas, meio-fio  a parte da grama preparada para ser colocada e posteriormente vamos fazer também o asfalto. E a ideia é fazer desta avenida, que é a grande ligação entre o Centro Histórico e a Orla, uma Avenida Passeio, pensada, sobretudo, para as pessoas, para os pedestres”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Com o projeto, a Epitácio Pessoa vai ganhar 10,5 km de calçadas padronizadas, todas com piso tátil para possibilitar um deslocamento autônomo e seguro a deficientes visuais. As esquinas serão rebaixadas nos pontos de travessia para garantir maior acessibilidade. Já as faixas de pedestre, 76 no total, terão iluminação inteligente, ou seja, haverá iluminação própria no momento da travessia. Além de toda a acessibilidade, a via vai ganhar ilhas de convivência, que juntas vão comportar 102 bancos. A Epitácio Pessoa ainda vai contar com 129 lixeiras; 50 novas árvores (passando a contar com 371); 315 m² de novas áreas verdes e florais; canteiro central com 7,5 mil m² de pedras portuguesas e acréscimo de 20 abrigos de ônibus.

Chegando ao final da via, já na região da praia, a Avenida Passeio Epitácio Pessoa se integra ao projeto do Largo de Tambaú, também com obras em execução pela Prefeitura, e a toda a calçadinha da Orla, completamente revitalizada também pela atual gestão. O projeto do Largo de Tambaú compreende uma área de 8.621 metros, permitindo o compartilhamento dos espaços para oferecer a convivência saudável no trecho de chegada ao Busto de Tamandaré, se transformando em uma ampla área de convivência, com espaço para caminhadas, atividades culturais e passeio para a população da Capital e turistas.

A avenida – A Epitácio Pessoa, que teve sua construção iniciada na última década de 1920, conta com 5,5 km de extensão no sentido praia e 5 km em direção ao Centro. A via já recebeu diversas intervenções da Prefeitura Municipal de João Pessoa para qualificá-la para a população. Para melhorar a segurança e facilitar o deslocamento à noite, a via recebeu 448 pontos de iluminação em LED. O transporte público também passa por lá, através de 51 linhas de ônibus, com maior agilidade graças aos 7,4 km de faixas exclusivas, que reduzem o tempo do percurso dos ônibus.

Quem anda de carro também pode sentir a redução dos congestionamentos devido aos semáforos inteligentes, que detectam sozinhos o sentido de maior fluxo, determinando o tempo de verde e vermelho de acordo com a demanda de cada momento. Além disso, a via é monitorada diariamente por 10 câmeras da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP), que detectam problemas e possibilitam ação imediata de agentes.

Link com imagens em vídeo da cobertura da visita às obras da Avenida Passeio Epitácio Pessoa: https://wetransfer.com/downloads/00a6a7eacbb629ed1250fc402b66c76320200217142439/9bd525?src=dnl

Deixe um comentário