Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

DIAP: Efraim Filho é um dos parlamentares mais influentes e articulados do Congresso Nacional

Em seu quarto mandato como deputado federal, Efraim Filho (DEM/PB), tem sido referência e apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Na última publicação do DIAP somente três deputados da Paraíba foram indicados. Aguinaldo Ribeiro (PP), Efraim Filho (DEM), e WELLINGTON ROBERTO (PL).

O levantamento do Diap, para indicação dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, adota critérios qualitativos e quantitativos que incluem aspectos institucionais, de reputação e de decisão.

Com base nesses critérios, a equipe do departamento faz entrevistas com parlamentares, assessores legislativos, cientistas e analistas políticos e jornalistas, além de levantamentos relacionados a projetos apresentados e a discursos proferidos. São considerados também resultados de votações, relatorias, intervenções nos debates, frequência de citações na imprensa, análise dos perfis e grupos de atuação.

Efraim Filho é considerado no Congresso Nacional, de acordo com Diap, como um dos mais articulados, mais conciliadores e com uma visão positivista para negociar votações de proposições nos últimos anos na Câmara dos Deputados. Em 2012 ele já era apontado como um congressista em ascensão.

Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo. Efraim Filho é reconhecido pelos seus pares como um dos parlamentares mais influentes desde o seu trabalho na CPI dos Fundos de Pensão em 2015, onde mostrou mais fortemente sua capacidade de conduzir debates polêmicos.

Neste particular, precede e extrapola essas fases da tomada de decisão no rito de tramitação do Congresso para alcançar a influência da sociedade, das organizações e dos demais poderes interessados na formulação e conclusão das negociações que antecedem a institucionalização das leis.

De acordo com as pesquisas do Diap o deputado Efraim Filho está entre os poucos parlamentares que conhecem de fato o Processo legislativo, que para efeito deste trabalho, é entendido como algo além dos procedimentos formais de elaboração, apresentação e deliberação de leis no âmbito do Poder Legislativo.

Deixe um comentário