Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Ruy Carneiro destaca recursos para modernizar radioterapia do Hospital Napoleão Laureando

O deputado federal Ruy Carneiro participou, nesta sexta-feira (7), de uma reunião com a diretoria do Hospital Napoleão Laureano sobre a modernização da radioterapia na unidade. Dois dos três aceleradores lineares que fazem esse procedimento nos pacientes do Laureano são antigos, e a partir de 2021 já não terão mais peças de reposição disponíveis.

A preocupação de Ruy Carneiro, bem como de toda diretoria do Laureano, é de que a falta de peças deixe a população desassistida. O projeto do Hospital Laureano é para aquisição de dois novos aparelhos, modelo Halcyon Drive, com altíssima tecnologia. Assim, a unidade evita a possibilidade de deixar de atender, e também equipa a Paraíba como um dos centros de tratamento em radioterapia mais modernos do país.

“Os aceleradores lineares atuais estão obsoletos. Mas o hospital não pode deixar de oferecer o tratamento com radioterapia. E tivemos essa reunião com a Varian para saber como contribuir com a compra de equipamentos modernos. São duas máquinas, cada uma custa R$ 7 milhões, que nós estamos viabilizando parte do recurso para atender a população”, afirmou o deputado.

Ruy destacou ainda que cada novo acelerador linear faz o tratamento de dez pacientes por hora, enquanto os equipamentos atuais fazem, no máximo, seis procedimentos. “Essas máquinas novas poderão duplicar o atendimento feito no Laureano. Com mais eficiência no tratamento e, em alguns casos, diminuindo a quantidade de vezes que o paciente precisará ir até o hospital. Diminuindo custos das pessoas e das prefeituras que enviam pacientes para tratamento. Quem viaja todo dia para fazer tratamento sabe da dificuldade que é. Mas, em breve, poderá ter mais economia de tempo e conforto. Isso vale muito mais do que uma obra”, arrematou.

Mais verba
Ruy Carneiro é o deputado paraibano que mais destinou emendas para o Hospital Napoleão Laureano, que atende uma média de 300 pacientes por dia. Já foram R$ 2,5 milhões implementados para custeio da unidade, só no ano passado. E no próximo mês de março será inaugurada nova ala de quimioterapia, a qual teve grande parte dos recursos oriundos de emendas do deputado.

Deixe um comentário