Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Luciano Cartaxo firma parceria entre PMJP e Ministério Público para fazer o Censo dos idosos em instituições de Longa Permanência na Capital

Cidade Amiga da Pessoa Idosa em reconhecimento ao compromisso assumido na promoção do envelhecimento saudável, ativo e sustentável da população idosa, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) segue contribuindo em políticas públicas que beneficiem as pessoas com mais de 60 anos. Na manhã desta quarta-feira (8), o prefeito Luciano Cartaxo assinou um termo de cooperação técnica e operacional com o Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) para realizar um levantamento sobre a situação destas pessoas que vivem nas Instituições de Longa Permanência na Capital.

Realizado em parceria firmada através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), coordenada pelo secretário Diego Tavares, o objetivo do projeto é realizar um censo dos idosos institucionalizados nas cinco casas de acolhida localizadas na Capital e também nas particulares que abriguem idosos, com o intuito de possibilitar a criação de um banco de dados a ser disponibilizado aos operadores do Sistema de Proteção.

“Estamos em parceria com o Ministério Público buscando realizar um diagnóstico sobre estes idosos, qual a situação deles, de suas famílias, origem, um levantamento completo para nos possibilitar planejar novas políticas públicas para avançarmos ainda mais, criando novas estratégias de atuação e novas ações que melhorem a condição de vida deles, a saúde, o bem estar e qualidade de vida”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A PMJP vai indicar um membro para integrar o Comitê de Coordenação que será formado pela Sedes e pelo coordenador de Políticas Públicas do MPPB, para discutir, sugerir e orientar as ações previstas a partir do levantamento; designar funcionário a ser capacitado pelo Núcleo de Políticas Públicas para fins de utilização do formulário próprio do Centro; além de manter, atualizar os dados e realizar a divulgação das informações.

O procurador e coordenador do Núcleo de Políticas Públicas, Valberto Cosme de Lira, destacou a importância da parceria e do trabalho que a gestão do prefeito Luciano Cartaxo vem desenvolvendo para as pessoas idosas. “Agradecemos por esta parceria, pois sozinho não realizamos nada e sabemos que a gestão de João Pessoa tem um foco muito incisivo neste tipo de trabalho, sempre muito atenta. E esse levantamento será muito importante para permitir que a Prefeitura possa planejar e direcionar suas políticas”, disse.

Reconhecimento – O selo de Cidade Amiga da Pessoa Idosa fio concedido pelo Governo Federal através do Ministério da Cidadania. Dando prioridade e atenção às pessoas com mais de 60 anos, a PMJP conta atualmente com diversos programas, serviços e espaços dedicados a esta população como o Clube da Pessoa Idosa, Casa de Passagem do Idoso, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFV), o programa Viver – Envelhecimento Ativo e Sustentável, o Programa de Atenção a Pessoa e o Escola Social.

Deixe um comentário