Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

PBPREV: João destaca vantagens e desvantagens de alíquotas progressiva e linear e diz que deputados terão palavra final

A decisão sobre o valor da alíquota aplicada para ser cobrada dos servidores ativos e inativos do Governo da Paraíba está nas mãos dos deputados estaduais. O esclarecimento foi dado nesta segunda-feira (16) pelo governador João Azevêdo (PSB), que alertou para a obrigatoriedade de se aprovar uma Reforma Previdenciária no âmbito do Estado a fim de que o executivo não incorra em desobediência civil.

“Existem duas alternativas. Uma é aplicar a alíquota linear de 14% e a outra é aplicar uma alíquota progressiva de acordo com o que foi aplicado pelo governo federal. Evidentemente que para cada uma tem suas vantagens e desvantagens. O estado apresentou uma alíquota linear que protege os aposentados, pensionistas e reformados que ganham menos. Essa foi a intenção, entretanto será a Assembleia que dará a decisão final, se vota pela alíquota linear ou pela progressiva. A progressiva passa a cobrar de uma faixa que é isenta hoje, que é de quem ganha um salário mínimo até R$ 6 mil, mas estamos numa democracia e o que for decidido eu aceito. Agora só temos dois caminhos. Aplicar o que foi determinado ou desobediência civil e eu não vou fazer com que a Paraíba cometa desobediência para o Estado ficar sem receber recurso federal”, asseverou.

As declarações foram dadas a imprensa durante solenidade de lançamento da ‘nota cidadã’, no Palácio da Redenção.  O decreto com a regulamentação da campanha de prêmios foi publicado no Diário Oficial do Estado de sábado (14).

A finalidade da campanha é fortalecer o exercício da cidadania fiscal e a participação mais ativa do cidadão paraibano na exigência da nota fiscal no ato da compra de produtos. A campanha com prêmios em dinheiro visa também apoiar e estimular as compras no comércio local. Serão distribuídos R$ 60 mil em prêmios.

PB Agora

Deixe um comentário