Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Ruy Carneiro quer que Governo comprove a todo cidadão como gastou valor recolhido no Imposto de Renda

Brasília – “Você sabe como o que você paga de imposto de renda é efetivamente aplicado pelo Governo Federal?”. Partindo deste questionamento, o deputado federal Ruy Carneiro apresentou no Congresso Nacional um projeto de lei (PL 5880/2019) que cria o Demonstrativo Individual de Financiamento do Orçamento Geral da União (DIFOG).

“Minha intenção é dar total transparência a como é aplicado o imposto pago pelo cidadão que declara o IR. Detalhar como todo valor recolhido financia as áreas atendidas pelo orçamento público, a exemplo da saúde e educação”, explica Ruy.

Pela proposta do parlamentar paraibano, ao enviar o Imposto de Renda anual, o declarante receberá automaticamente o extrato de como o Governo gastou o recurso arrecadado no ano anterior.

O extrato trará, por exemplo, quanto foi direcionado para a folha de pagamento do servidor público, para a Previdência Social, com juros e encargos da dívida, material de consumo, serviços de terceiros e outras despesas correntes.

“Este é um modelo de transparência já aplicado em Países como a Austrália é que é exigido por todos nós que queremos um novo Brasil. As pessoas precisam ter oportunidade de saber para onde o dinheiro delas está indo”, defende Ruy.

Deixe um comentário