Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Justiça proíbe Ricardo Coutinho de levar o filho em viagem à Europa

O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) não poderá levar o filho menor em viagem à Europa. A decisão foi proferida em caráter liminar pelo juiz da 1ª Vara da Família de João Pessoa, Antônio Amaral. Ele acatou os argumentos da mãe da criança, a ex-primeira-dama Pâmela Bório, que indicava perigo de não retorno do filho. Para a viagem, Coutinho apresentou na Vara da Infância de João Pessoa roteiro de eventos que ele participaria, na Espanha, enquanto representante da Fundação João Mangabeira, ligada ao PSB.

A viagem ocorreria entre os dias 22 deste mês e 4 de novembro. Para a viagem, além do filho que teve com Pâmela, embarcariam a atual mulher do ex-governador, Amanda Rodrigues, e os dois filhos dela, enteados de Ricardo. A decisão do magistrado foi criticada pela defesa de Coutinho. “Como é que um juiz da Vara da Família dá uma liminar contra uma decisão do juiz da Infância?”, questionou a advogada Anna Carola Lopes Correia Lima, demonstrando perplexidade com a situação.

A referência da advogada é ao fato de o juiz da Infância e Juventude, Adhailton Lacet Porto, ter autorizado a viagem. Anna Carla informou que vai entrar com agravo ainda nesta quinta-feira (17) no Tribunal de Justiça. A advogada criticou os argumentos da ex-primeira-dama, que alegou risco de não retorno do ex-governador ao Estado. Um dos argumentos é o fato de a operação Calvário, desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ter as gestões socialistas como alvo.

Ricardo Coutinho foi prefeito de João Pessoa em duas oportunidades e também governador da Paraíba em dois mandatos. A operação investiga a atuação de uma suposta organização criminosa que teria atuado nas gestões socialistas neste período. O ex-governador não chegou a ser denunciado em nenhuma das fases desencadeadas até agora. Pelo menos nove secretários e ex-secretários estaduais já foram alvos das investigações.

O calendário da viagem fala na participação do ex-governador em “Conferência sobre o Brasil e o Papel da Nossa Fundação nas universidades espanholas das cidades de Salamanca, na UNED na cidade de Zamora e reuniões para futuro intercâmbio em Madrid com a Fundación Sistema”.

BLOG DO SUETONI

Deixe um comentário