Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Prefeitura de João Pessoa homenageia professores durante palestra com Rossandro Klinjey e prefeito destaca avanços da Educação da Capital

Para marcar o Dia dos Professores, comemorado nesta terça-feira (15), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) ofereceu uma palestra ministrada pelo psicólogo Rossandro Klinjey, no Salão de Exposições da Estação das Artes. Responsável por uma gestão que construiu a maior rede de creches do Estado, com mais de 13 mil alunos, com educação em Tempo Integral e que paga 30% acima do piso nacional do Magistério, o prefeito Luciano Cartaxo participou deste momento e destacou a importância do fortalecimento do processo educacional na Capital paraibana.

“Nós temos uma educação que transforma e isso se deve à competência e amor de todos os professores pelo processo educacional, por estarem juntos com a nossa gestão dando a oportunidade para que as crianças de João Pessoa tenham um novo horizonte. Cada um aqui tem uma participação fundamental e muita disposição para fazer cada vez mais pelos alunos e, com certeza, João Pessoa vai ser uma cidade cada vez melhor a partir da educação” afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A palestra envolveu mais de 340 professores do 2° e 5° ano do programa Geração Alfabetizada, representando os 4.500 professores da Rede Municipal de Ensino da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens. Durante a solenidade, quatro professores foram homenageados em nome de todos os profissionais, pela frequência dos alunos e avanços na leitura das crianças. Além disso, todos os profissionais receberam equipamentos amplificadores de voz para auxiliar nas aulas.

Com a palestra “A importância do professor para a sociedade” que abordou ‘como educar uma geração que não acredita na educação como agente transformador da própria vida’, Rossandro Klinjey elogiou a iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) da PMJP por estes momentos de capacitação e motivação para o papel dos professores. “Os professores vivem sob uma pressão que é necessária e criar eventos como este para mostrar que o que eles fazem tem sentido, que eles estão fazendo o melhor deles e que isso vai resultar na melhoria da educação é sempre muito bem vindo”, disse.

A atual gestão montou a maior rede de creches do Estado com 89 unidades de educação infantil e mais de 13 mil crianças matriculadas recebendo aulas em tempo integral e com cinco refeições diárias, balanceadas e premiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pela qualidade nutricional. Desde 2013, mais de dois mil alunos têm direito ao benefício do passe livre estudantil e a política de inclusão conta com 87 salas de recursos, 49 profissionais de libras e 520 educadores. Estes são apenas alguns exemplos dos investimentos na educação da Capital.

Para avançar ainda mais na área, a atual gestão inaugurou, no ano passado, a primeira escola bilíngüe pública de Ensino Fundamental do Nordeste no bairro Alto do Mateus e está construindo o primeiro Centro de Educação Integrada (CEI) em Mangabeira, para atender a oito escolas do bairro com atividades educacionais, culturais e esportivas no contraturno das aulas.

Geração Alfabetizada – O projeto foi desenvolvido pela Sedec, por meio da Diretoria de Gestão Curricular (DGC). O objetivo é sensibilizar os alunos acerca da importância do estudo da literatura infantil, utilizando métodos e técnicas que envolvam a leitura e a escrita de maneira lúdica, bem como o fortalecimento do processo de letramento no ciclo de alfabetização. O projeto também busca despertar o gosto pela leitura, promover momentos de interação entre os alunos através das histórias contadas, realizar leituras visuais através de gravuras, além de oferecer subsídios para que ao término do ciclo de alfabetização, o aluno possa ler, escrever e interpretar textos, estimular a oralidade e a escrita.

Deixe um comentário