Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Paralamas do Sucesso fará show em homenagem aos 434 anos de João Pessoa

João Pessoa celebra nesta segunda-feira, 434 anos de existência como uma das capitais mais importantes do Nordeste. Aqui o sol nasce primeiro, e os raios iluminam a Capital logo nas primeiras horas do dia. Cidade verde, de povo acolhedor e praias belas com águas cristalina, João Pessoa é considerada a terceira capital mais antiga e a mais oriental do Brasil, e onde o sol nasce primeiro. Atualmente, João Pessoa conta com 500 mil habitantes e sua economia, antes baseada na agricultura e na pecuária, tem se incrementado graças ao turismo.

Feriado – A data também comemora a fundação da Paraíba. Por conta do feriado, as repartições públicas do Governo do Estado da Paraíba não terão nesta segunda-feira (5)e voltarão a funcionar normalmente na terça-feira (6). O mesmo acontecerá com as repartições públicas da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

O feriado ocorre em todo o Estado, conforme Lei nº 10.601 de 16 de dezembro de 2015, que institui feriado civil conforme autorizado pelo Artigo 1º, inciso II, da Lei Federal nº 9.093.

No dia 5 de agosto, no Brasil, se comemora o dia de Nossa Senhora das Neves. A santa é padroeira da Paraíba e de sua Capital. Nesta mesma data é aniversário da cidade de João Pessoa e todos os anos, quando chega próximo desta data, a Festa das Neves reúne um grande público que participa dos eventos culturais e religiosos.

Fundada em 05 de agosto de 1585, o lugar recebeu o nome da santa do dia, Nossa Senhora das Neves. Assim, a primeira denominação da capital da Paraíba foi Real Cidade de Nossa Senhora das Neves, localizada às margens do rio Sanhauá.
Rapidamente, foi construído um porto e o povoado servia de ponto de escoamento para o açúcar produzido nos engenhos.

Como todas as cidades coloniais brasileiras, João Pessoa foi ocupada por várias ordens religiosas. Os franciscanos construíram ali sua terceira igreja, em 1589, e os beneditinos fizeram o mesmo, em 1600. Ambas as construções seguem de pé e podem ser admiradas no centro histórico da cidade.
Durante a União Ibérica (1580-1640) mudaria seu nome para Felipeia de Nossa Senhora das Neves, para homenagear o rei Felipe II.

Ao ser invadida pelos holandeses, estes trocaram seu nome para Frederikstadt (Cidade de Frederica), em 26 de dezembro de 1634, em lembrança ao Príncipe de Orange, Frederico Henrique.
Os holandeses buscavam controlar o lucrativo comércio de açúcar e como a cidade possuía 18 engenhos, foi ocupada por cerca de vinte anos.

Após a reconquista portuguesa, a cidade consagrou-se como Cidade da Parahyba até 1930, quando foi rebatizado em homenagem ao presidente do estado (governador) assassinado, João Pessoa.

Para marcar a festa, a banda Paralamas do Sucesso vai fazer um show gratuito nesta segunda-feira (5), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Um concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba irá iniciar as apresentações da noite a partir das 18h.

O show dos Paralamas encerra as comemorações pelos 434 anos da cidade. No repertório devem estar presentes hits autorais da banda como “‘Aonde quer que eu Vá”, “Meu Erro”, “Alagados”, “Cuide Bem do Seu Amor”, “Uma Brasileira”, além das músicas do álbum “Sinais do Sim”, último disco lançado pelo grupo.

Para ter acesso ao show dos Paralamas e da Orquestra Sinfônica, será necessário doar um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será dividida entre 17 instituições que atendem a pessoas carentes na capital. Entre elas, estão o Hospital Padre Zé, a Vila Vicentina Júlia Freire, Casa da Criança com Câncer, Lar da Providência e o Instituto dos Cegos.

“Festejar e celebrar o aniversário de João Pessoa é muito importante. São obras e ações para que a gente possa comemorar este aniversário da capital de todos os paraibanos, celebrando de forma marcante essa data. João Pessoa abriga pessoas de todo o Estado e nós compartilhamos com todos a felicidade deste momento”, frisou o governador João Azevedo.

PB Agora

Deixe um comentário