Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

VÍDEO: Fala de Bolsonaro sobre governadores do Nordeste causa polêmica, e gestores cobram explicação

Os governadores do Nordeste prepararam carta na qual cobram explicações da Presidência da República sobre o teor de um vídeo que registra fala polêmica de Jair Bolsonaro sobre os gestores da região.

O filme que provocou a reação dos governadores mostra a chegada do presidente a um café da manhã com jornalistas da imprensa estrangeira, nesta sexta (19). Segundos antes de o ato efetivamente começar, os microfones da mesa captam trechos de uma conversa entre Bolsonaro e o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil).

Há ruídos no áudio, captado pela equipe da TV Brasil que filmava o encontro, mas é possível ouvir que Bolsonaro faz críticas a gestores da região e pede para restringir repasses a um dos representantes dos nordestinos.

É possível detectar que o presidente usa a expressão “governadores de Paraíba” e, em seguida, afirma que “o pior [inaudível] o do Maranhão”.

Depois, de maneira clara, afirma: “Não tem que ter nada para esse cara”. O governador do Maranhão é Flávio Dino (PC do B).

Veja o trecho do vídeo:

Na resposta à fala, os governadores do Nordeste dizem que receberam com “espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional”.

“Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia”, diz documento assinado pelos governadores. “Nós, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal.”

“Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população”, concluem.

O vídeo com a fala do presidente foi postado nas redes sociais e viralizou. No mesmo evento, Bolsonaro afirmou que é mentira que as pessoas morrem de fome no Brasil.

Leia a íntegra da carta dos governadores do Nordeste

Carta dos Governadores do Nordeste
19 de Julho de 2019

Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.

Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.

UOL

Deixe um comentário