Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

BASTIDORES: O Avante e a construção de um ousado projeto na Paraíba

Com a segunda maior bancada na Assembleia Legislativa, o Avante do deputado estadual, Genival Matias, é sem sombra de dúvidas, o partido com maior poder de articulação dentro e fora do Legislativo Estadual. Basta lembrar da idealização do G-10, grupo que elegeu Adriano Galdino (PSB) para os dois biênios da Casa Epitácio Pessoa, mexendo nas estruturas do projeto de poder do ex-governador, Ricardo Coutinho (PSB). A movimentação rendeu ao grupo o afastamento do ex-governador, porém, garantiu a aproximação com o atual governador, João Azevêdo (PSB), tornando-se braço político do socialista.

Isso não é nenhuma novidade. A sigla quer avanças mais nas estratégias de conquista de espaços. Para tanto, se debruça no planejamento de um ousado projeto político visando as próximas eleições no estado. Atualmente com 10 prefeitos, meta a legenda, em 2020, é triplicar o número nas eleições municipais. Com a possível chegada de Adriano Galdino para comandar a sigla, prefeitos aliados do presidente da ALPB deve seguir os passos do líder e ingressar na legenda.

Segundo projeções, o partido pode chegar em 2020 com mais de 50 prefeitos e com seis deputados estaduais, já que o presidente da ALPB deve mesmo se filiar ao Avante. Nessa perspectiva, a sigla planeja chegar em 2022 com reais chances de lançar um nome forte para Câmara Federal e brigar por espaços na chapa majoritária. Capacidade de articulação a legenda já mostrou que tem. Basta lembrar o tamanho do partido em 2018 e a real estatura um ano depois.

 

Deixe um comentário