Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Doda de Tião comemora aprovação da regulamentação da vaquejada; na PB esporte já era regulamentado por iniciativa do parlamentar

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 402 votos a 34, o projeto de lei 8240/17 que regulamenta as práticas da vaquejada, rodeio e do laço no Brasil, mas a Paraíba foi um dos estados pioneiros no reconhecimento da modalidade do esporte e patrimônio cultural, tendo sido o projeto de propositura do deputado Doda de Tião.

O projeto pioneiro foi votado e aprovado no estado em 2015 e em sua justificativa Doda ressaltou que a vaquejada gera empregos, transferência de rendas, ocupação a todo povo que circula no meio e trabalha nessa área.

Com a aprovação em âmbito nacional, o deputado comemorou a conquista e reafirmou a sua posição com relação à pratica do esporte, sobretudo no Nordeste brasileiro.

“A vaquejada vai além da prática esportiva e expressão cultural, ela é muitas vezes meio de vida de muitas pessoas. Aprovando e regulamentando a prática nós estamos não só garantindo o ganha-pão das pessoas que trabalham nessa área, como também, favorecendo para que haja a priorização do bem-estar animal. Estou muito feliz com essa aprovação que garante a tradição, cultura e milhares de empregos em todo o país” comemorou o deputado.

Doda também batalhou junto à bancada federal paraibana para que o rodeio, a vaquejada e o laço fossem reconhecidos como expressões esportivo-culturais pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro de natureza imaterial.

Deixe um comentário