Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

PSDB completa 31 anos tentando reconquistar o protagonismo no cenário nacional e na Paraíba

O PSDB completa 31 anos nesta terça-feira (25) e vive a maior crise desde a existência. No plano nacional, o partido encolheu e perdeu o protagonismo para o PSL na polarização com o PT. Apesar disso, o PSDB ainda governa o maior estado do país e depende da liderança do governador de São Paulo, João Dória, para reconquistar o eleitor brasileiro.

No plano estadual, a legenda saiu fortalecida na eleição para Câmara Federal, elegendo uma bancada forte com Ruy Carneiro, Edna Henrique e Pedro Cunha Lima, fator primordial para obtenção de recursos do fundo partidário. Porém, saiu pequeno das urnas com a derrota da maior liderança, Cássio Cunha Lima e perdeu o protagonismo da liderança das oposições no estado.

Além disso, o PSDB paraibano encolheu ao perder importantes quadros, a exemplo do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues e o ex-deputado estadual, Bruno Cunha Lima, incontestes lideranças de Campina Grande. Entretanto, é em 2020 que o partido aposta para recuperar a hegemonia no estado, apostando em candidaturas competitivas em João Pessoa e CG.

Na capital paraibana, crescem as apostas na pré-candidatura do deputado federal, Ruy Carneiro. No segundo mandato na Câmara Federal e com a experiência de já ter disputado a Prefeitura de João Pessoa, em 2004, Ruy é o nome credenciado para a legenda tentar resgatar o protagonismo em João Pessoa.

Já na Rainha da Borborema, o PSDB tem alguns nomes competitivos para a disputa, a exemplo do ex-senador Cássio Cunha Lima, que já admitiu disputar o pleito e do presidente estadual da sigla, Pedro Cunha Lima, que também não esconde o sonho de governar a segunda maior cidade do estado. A verdade é que ao completar 31 anos, o PSDB precisa fazer uma profunda reflexão do que foi e aonde deseja chegar.

Deixe um comentário