Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Temos que resistir a esta medida’, diz Ruy Carneiro sobre cortes em universidades – VEJA VÍDEO

Em pronunciamento na Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira (07), o deputado federal Ruy Carneiro condenou os cortes no orçamento das universidades brasileiras anunciados pelo Governo Federal. “No caso da Universidade Federal da Paraíba, um corte de mais de 30%”, pontuou o parlamentar dizendo que o tema “foge do âmbito político e cai na questão da cidadania”.

Leia tópicos do pronunciamento:

Questão de cidadania

É impossível depois de ter recebido relatório da liderança do partido, com os cortes de todas as universidades do Brasil, e no caso da UFPB um corte de mais de 30%, deixar de tratar desse assunto, que no meu entendimento foge do âmbito político e cai na questão da cidadania.

Nós temos que resistir a esta medida

As universidades federais do Brasil são um celeiro de talentos ao longo dos tempos. Nós temos que resistir a esta medida. Uma medida estranha, que foi anunciada num formato até de boa notícia, mais estranha ainda porque o corte é linear, e a realidade das universidades logicamente é diferente. Posteriormente, sob a desculpa de que este recurso vai ser gasto na educação básica, como se existisse sobra no recurso das universidades para isto.

Governo precisa ter humildade de rever decisão

Se existe uma outra necessidade vamos fazer uma discussão vendo aonde tirar. Não de uma hora para outra, e eu digo de uma hora para outra, porque o novo ministro está na pasta há pouco tempo e de repente vem uma medida como esta. Eu acho que como outras eu acho que o governo tem a humildade de rever, a humildade de rever equícvosos é um justo neste caso mais do que de cidadania.

Universidades públicas são um celeiro de talentos

Somos do PSDB e eu acho que os parlamentares de qualquer cor partidária têm que resistir. Volto a dizer: as universidades no Brasil, as universidades públicas são um celeiro de talentos que não podem de uma hora pra outra viver uma situação de pânico. Essa é a realidade de hoje nas universidades. Isto é um clima constrangedor, desagradável. Foi discutido hoje na reunião da bancada do partido, e eu acho que independente de cor partidária, porque aqui não se trata de um jogo de governo e de oposição. Se trata de um compromisso com o País, um compromisso com a educação, nós temos todos que resistir a esta questão.

Tocador de vídeo

 

Deixe um comentário