Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

G10 mostra união e vira “Centrão”, enquanto blocão é sinônimo de desunião na Assembleia Legislativa

Começou como G9, virou G10 e hoje podemos dizer que assim como a Câmara dos Deputados, em Brasília, tem o ‘Centrão’, a Assembleia Legislativa passa a ter o seu e caminha para ser maioria na Casa

O “Centrão” na Paraíba se estabelece como a maior força do parlamento em meio a falta de união do blocão, liderado pelo deputado Ricardo Barbosa, que demonstra diariamente a falta de liderança e de diálogo até com os próprios colegas do PSB.

Os socialistas são exemplo de desunião na Casa de Epitácio Pessoa, não se entendem nem na hora de decidir sobre a presidência de uma simples audiência pública e tudo é motivo de discussões acaloradas. Esses estremecimentos, gerou a ida da deputada Pollyana Dutra (PSB) para o bloquinho e lá, ela mesma disse que foi “acolhida e respeitada”. Não custa lembrar que foi a força do antigo G9 que deu a presidência da CCJ à deputada.

Essa semana, o socialista Buba Germano também mostrou toda sua insatisfação com o Governo e em pronunciamento disse: “Não quero ser um mero despachante de birô”.

Para amenizar o caos da liderança de Ricardo Barbosa, Lindolfo Pires foi escolhido como vice-líder e já iniciou o apaziguamento, inclusive com o “Centrão” ao reconhecer a força do grupo.

“Lindolfo mostrou sensatez e discernimento em suas poucas palavras”, disse um socialista.

Já o Centrão mostra força e união, e conta com a simpatia da oposição e de outros deputados de situação, e ainda com uma fila de espera de parlamentares que desejam se integrar ao seleto grupo, que por enquanto não está abrindo vagas para os interessados.

O fato é que esse bloco se mostra como a maior força partidária dentro da Assembleia, tendo prioridade para indicar presidentes de comissões, exercer cargos na Mesa e, claro, aprovar ou rejeitar propostas que cheguem ao plenário, além de abrir vaga para o deputado Anísio Maia assumir mandato. E ainda teve a prioridade de indicar o deputado Tião Gomes como relator da LOA e LDO, fatos que mostram que o Centrão está na dianteira do poder legislativo paraibano.

FORMAÇÃO DO G10

1 – Júnior Araújo (Avante) – líder
2 – Felipe Leitão (DEM) – vice-líder
3 – Nabor Wanderley (PRB)
4 – Dr. Érico (Cidadania)
5 – Taciano Diniz (Avante)
6 – Genival Matias (Avante) / Anísio Maia (PT)
7 – Tião Gomes (Avante)
8 – João Bosco Carneiro (Cidadania)
9 – Caio Roberto (PR)
10 – Pollyana Dutra (PSB)

Deixe um comentário