Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Em entrevista ao Blog do Anderson Soares, Bolsonaro defende redução do número de deputados e senadores

Durante entrevista exclusiva ao “Café com Política”, canal de vídeo do Blog do Anderson Soares, gravada em junho do ano passado,  o então presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), defendeu mudanças pragmáticas que vão trazer mais resultados para a economia do País.

EXCLUSIVO: Em entrevista ao Blog do Anderson Soares, Bolsonaro fala o que pensa para o Brasil

Bolsonaro sugeriu a redução do números de deputados e senadores. Para ele, a diminuição de 80 deputados pode gerar uma economia substancial aos cofres públicos. Bolsonaro propõe ainda, em um segundo momento, a incoporação do Senado Federal à Câmara.

A proposta, atualmente, já está em análise na Câmara Federal. Segundo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 431/18, estados e o Distrito Federal passarão a ter 2 e não 3 senadores cada como é hoje. Os mandatos continuarão a ser de 8 anos, mas renovados 1 por vez a cada 4 anos.

A quantidade de cadeiras na Câmara dos Deputados continuará sendo definida por lei complementar, proporcionalmente à população dos estados e do Distrito Federal. Entretanto, o número total de deputados federais por unidade da federação passará a ser de no mínimo 4 e de no máximo 65. Atualmente, o número varia entre 8 e 70.

No caso dos deputados estaduais, a PEC mantém a proporção de 3 para cada deputado federal, como prevê a Constituição. Entretanto, a proposta modifica a regra que define o número de cadeiras nos estados e no Distrito Federal quando o número de deputados estaduais atinge 36 parlamentares.

Confira o trecho da entrevista:

A entrevista completa você acessa no link

Deixe um comentário