Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Durante vinda de ministro à PB, Romero pede que Campina Grande avançe em projetos de despoluição de águas

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, prestigiou na tarde do último sábado, 13, a inauguração do Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD), na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O ato inaugural foi presidido pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos César Pontes. O CTTD, que representa um investimento de R$ 250 mil, destina-se a testar e até mesmo certificar tecnologias ou equipamentos empregadas por empresas que trabalham na área de dessalinização.

De acordo com o ministro, este projeto vai passar por um processo permanente de evolução e de implantação de uma estrutura ainda muito maior. “Esta unidade deverá ser transformada em centro de tecnologia de águas, contando, por exemplo, com incubadoras de empresas que queiram desenvolver novas tecnologias, além de outros projetos voltados a dar segurança hídrica e a melhorar a qualidade de vida em regiões como o semiárido”, afirmou Marcos Pontes.

O ministro Marcos Pontes agradeceu a acolhida que recebeu em Campina Grande, além de destacar o seu compromisso em apoiar todas as iniciativas possíveis para o desenvolvimento regional, sobretudo em áreas como a segurança hídrica. Voltou a elogiar a política de união e de parcerias entre as instituições locais do campo científico, pois considera que só desta forma poderá ser desenvolvido o potencial e impulsionado o progresso da região.

Despoluição de águas – Por sua vez, o prefeito Romero Rodrigues avaliou positivamente a presença do ministro Marcos Pontes em Campina Grande, num dia em que a cidade ganha o CTTD e amplia o seu leque de instituições de base científica e tecnológica. Ele, contudo, revelou que luta para o desenvolvimento de outros projetos em favor da melhoria da qualidade de vida da população. Neste contexto, quer trabalhar no sentido da cidade ser um referencial de testes para dessalinização, mas também de despoluição de águas.

“Quem sabe neste contexto de testes, não possamos, entre outros benefícios, vislumbrar a execução também de projetos e iniciativas de base tecnológica para despoluir, por exemplo, o nosso Açude Velho. Para tanto, faremos a assinatura de um termo de cooperação técnica junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Por isso, em breve estaremos indo a Brasília para avançar nestes estudos e parcerias, além de buscar muitas outras possibilidades, mas tendo como primeiro referencial para um ‘ensaio’ neste projeto de despoluição o nosso tradicional Açude Velho”, afirmou.

Outras presenças – Além do prefeito e do ministro, a solenidade de inauguração contou com dezenas de outras autoridades, entre elas os senadores Daniela Ribeiro e José Maranhão; secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Lucas Ribeiro; presidente do INSA, Salomão Medeiros; reitor da UFCG, Vicemário Simões; professores Elias Pereira de Medeiros e Kepler França (pela gerência e coordenação do CTTD); deputado federal Julian Lemos, deputado estadual Moacir Rodrigues, e parlamentares federais de outros estados; vereadores, secretários municipais e pesquisadores.

Deixe um comentário