Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Cartaxo recebe prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae e dois projetos da PMJP são destaques

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, recebeu nesta terça-feira (30) o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae, com destaque para dois projetos implantados pela Prefeitura Municipal (PMJP) no desenvolvimento dos pequenos negócios. O projeto da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), que fomenta, a partir da Capital, o empreendedorismo rural com agricultores familiares de outros 26 municípios paraibanos, ganhou o prêmio na categoria ‘Cooperação Intermunicipal’; e na categoria ‘Inclusão Produtiva e apoio ao MEI’, o Celeiro Espaço Criativo foi premiado por estimular a produção artística e artesanato na Cidade Criativa da Unesco com 250 artesãos ou grupos de artesãos.

“Ficamos muito felizes de ver o reconhecimento a um trabalho que a gestão vem desenvolvendo desde 2015 com a Cecaf e mais recentemente com o Celeiro Espaço Criativo, abarcando duas áreas importantes com o fomento ao empreendedorismo, às boas práticas que geram negócios, emprego e renda para as famílias. Este reconhecimento serve como um estímulo para continuarmos planejando e executando mais ações que transformam a vida de muitas pessoas, como acontece na agricultura familiar e com os artesãos”, afirmou Luciano Cartaxo.

A décima Edição do Prêmio Sebrae aconteceu no auditório do Garden Hotel, em Campina Grande, e contou com as presenças de prefeitos de diversos municípios e representantes de cases de sucesso espalhados pela Paraíba. Mais de 50 projetos foram avaliados pela comissão julgadora do prêmio, formada por instituições como Fiep, UFPB, UEPB, BNB, Faepa e Caixa Econômica Federal. Os vencedores vão participar de outras etapas da premiação nacional.

Com o projeto da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), a PMJP ganhou a primeira colocação na categoria Cooperação Intermunicipal. Isso se deu em decorrência das parcerias firmadas com agricultores de 26 municípios com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e criar as condições de comercialização. A Cecaf é uma política territorial que beneficia diretamente 130 agricultores cadastrados e representados através de associações e cooperativas. O trabalho com os agricultores acontece também com atividades de formação e orientação para auxiliá-los.

A Cecaf proporciona ao agricultor familiar o espaço adequado para a comercialização, combate à figura do atravessador, proporcionar o preço justo, uma vez que o próprio agricultor faz a comercialização, e superar o estigma de que o homem do campo não tem condições de administrar a sua terra e comercializar, assumindo o protagonismo de seu trabalho. “A Cecaf significa a Capital do Estado fomentando o empreendedorismo rural, a sustentabilidade e o estímulo à segurança alimentar com produtos de qualidade e livres de agrotóxicos”, destacou Luciano Cartaxo.

Já o projeto do Celeiro Espaço Criativo, idealizado antes mesmo de a Capital ganhar o título de Cidade Criativa da Unesco e passar a integrar a rede mundial de Cidades Criativas, foi reconhecida na categoria ‘Inclusão Produtiva e apoio ao MEI’ por estimular a produção artística, da cultura popular e do artesanato, e oferecer um espaço para exposição e comercialização destes artigos da economia criativa que colocaram João Pessoa  no circuito internacional do artesanato e arte popular.

Deixe um comentário