Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Luciano Cartaxo entrega 86ª creche de João Pessoa e leva Educação Infantil para moradores da Penha

Mais uma creche inteiramente nova foi entregue na manhã desta quarta-feira (20) pelo prefeito Luciano Cartaxo no bairro da Penha. A creche Nossa Senhora da Penha, é a 86ª unidade de Educação Infantil da cidade, ampliando, ainda mais, o número de vagas oferecidas desde a primeira infância, na Rede Municipal de Ensino, e oferecendo às famílias da região, mais uma opção de educação de qualidade. Desde 2013, o número de crianças matriculadas nas creches da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já saltou de 4 para mais de 13 mil.

A nova creche foi construída no novo padrão de qualidade que já foi implantado em outras 45 creches da Rede Municipal, assim como também em 66 escolas das 100 unidades da Rede. Este novo padrão garante mais estrutura nas unidades de ensino para profissionais e crianças, espaços lúdicos, áreas de lazer, material didático especializado e ambientes mais apropriados para o processo de ensino e aprendizado. Para exemplificar o avanço na ampliação da Rede promovida pela gestão desde 2013, o número de vagas em berçário já cresceu mais de 10 vezes, saltando de 213 para 2.200 vagas.

“Nosso investimento na educação tem início pelas creches porque sabemos que não dá para pular etapas e as crianças, ao terem acesso à educação desde as creches, chegam mais preparadas para o aprendizado nas escolas. Além da ambientalização e socialização das crianças no ambiente escolar, as creches também são um importante instrumento social de apoio às mães, que contam como este suporte e segurança de deixar seus filhos em tempo integral nas creches enquanto podem trabalhar e buscar o sustento de suas famílias”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

 A creche era uma reivindicação dos moradores nas plenárias do Orçamento Participativo (OP) e vai atender a 140 crianças de 2 a 5 anos, beneficiando não só os moradores da Praia da Penha, mas também da Comunidade do Aratu, Jacarapé, Cidade Recreio, Portal do Sol, Seixas e Vila dos Pescadores. A unidade conta com espaços lúdicos, cinco salas de aula climatizadas, brinquedoteca e playground.

Todas as creches da Rede Municipal funcionam em tempo integral, ou seja, as crianças entram na unidade às 7h da manhã e só saem às 17h. Neste período, além do conteúdo didático adequado a cada faixa etária, elas também têm acesso a momentos lúdicos, de lazer, e cinco refeições diárias balanceadas e preparadas com o auxílio de nutricionistas.

“É um sonho de 20 anos da comunidade que esperava por essa creche. Passaram várias gestões, mas só o prefeito Luciano Cartaxo teve esse olhar, essa preocupação e sensibilidade com a educação de nossas crianças. O pedido da comunidade, por meio do Orçamento Participativo, foi atendido e nosso sentimento é de gratidão”, disse a diretora da creche, Cristina Moraes.

Deixe um comentário