Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Defensoria realiza eleições nesta sexta, em meio a acusações de má gestão e uso abusivo da máquina

A Defensoria Publica do Estado da Paraíba realiza amanhã, dia 14, das oito às dezessete horas, em sua sede de Tambiá em João Pessoa, as eleições para a escolha dos novos dirigentes para o biênio 2018/2019.
As eleições acontecerão por determinação judicial, em face da tentativa da atual direção de transferir as eleições para o ano que vem, tirando do atual governador o direito de escolher em lista tríplice o novo Defensor Geral. Os atuais dirigentes estão sendo acusados de uso abusivo da máquina em favor de suas candidaturas. Setores da oposição acusam a Defensora Geral, seu adjunto e o Corregedor, todos candidatos, de usarem os veículos oficiais para viajarem por todo o Estado em busca de votos. Há acusação de perseguições contra os defensores que se manifestarem em favor de candidaturas não oficiais. Há também uma guerra nos diversos grupos de whatsapp, onde brotam acusações de má gestão pela atual Defensora Geral, inclusive com a indicação dos números dos processos no Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas. O silêncio tomou conta da Defensoria, onde apenas alguns poucos defensores se manifestam em favor de seus candidatos.

Mal estar entre novos e antigos Defensores

Há também um grande mal estar entre os novos (recém-concursados) e os antigos Defensores, em virtude de declaração de alguns em grupos de whatsapp, dizendo que alguns Defensores não gostam de trabalhar. Defensores acusam a atual direção de privilegiar os novatos, os quais já foram promovidos mesmo em estágio probatório, e com exercício em funções administrativas e comarcas de terceira entrância.

Chapa MAR

A atual Defensora Geral, registrou uma chapa, a MAR, composta por ela mesma, Madalena Abrantes (Defensora-Geral), Alípio Bezerra (Corregedor) e Ricardo Barros (Sub-Defensor), e faz campanha cerrada pelo voto-caixão. Alguns Defensores estão apreensivos, visto que entendem que a formação dessa chapa, objetiva não dar ao Governador Ricardo Coutinho uma opção de escolha, vez que todos sabem da indisposição do Chefe do Executivo com a atual direção da Defensoria, que ingressou com várias ações contra o governo.

Oposição

Três candidatos concorrem pela oposição. Além de Otávio Araújo, que foi Sub-Defensor de Madalena Abrantes, concorrem ainda Vanildo Brito e Elson Carvalho, todos, ex dirigentes da instituição.

Deixe um comentário