Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Luciano Cartaxo entrega ampliação de creche no Altiplano e garante ensino de qualidade a mais crianças

Já são 107 unidades de ensino, entre creches e escolas, construídas, requalificadas ou ampliadas pela atual gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), desde 2013. Isso porque na manhã desta segunda-feira (19), o prefeito Luciano Cartaxo entregou a requalificação da Creche José de Carvalho Costa Filho, no Altiplano. A unidade é mais uma que passa a funcionar no novo padrão de qualidade e, mais do que isso, com novas vagas, oferecendo educação a mais crianças da região.

“A requalificação era fundamental para atender a uma demanda histórica do bairro e o novo ano letivo, que será iniciado em fevereiro de 2019, com mais crianças começando o processo educacional nesta unidade. Quando a gente recupera uma creche e cria novas vagas, significa que o acesso à educação de qualidade oferecida pela Prefeitura chegará a mais crianças e mais pais e mães de família poderão procurar o mercado de trabalho, buscar o sustento de suas casas enquanto cuidamos de seus filhos em tempo integral”, afirmou Luciano Cartaxo.

A creche atendia 120 crianças de 2 a 5 anos, mas, com a requalificação, a unidade de ensino está ganhando uma nova turma que atenderá 140 alunos, oferecendo a educação agora a partir de 1 ano de vida, com uma turma de berçário. A nova turma foi criada após diálogos da PMJP juntamente com a comunidade escolar e também atendendo a uma demanda oriunda da Secretaria do Orçamento Participativo (OP). Todas as creches da Capital funcionam em tempo integral, com as crianças chegando às 7h e só saindo às 17h, tendo acesso a atividades educativas, lúdicas, recreativas e a cinco refeições diariamente.

Na requalificação da creche foi construída uma quadra de areia onde vai funcionar uma área de lazer equipada com brinquedos e também foram feitos serviços de pintura, retelhamento e revisão na parte elétrica e hidráulica. “O espaço está mais humanizado, mais lúdico, mais equipado para que as crianças saiam mais preparadas para o Ensino Fundamental. Chegar mais cedo em sala de aula, como acontece em João Pessoa através deste forte investimento nas creches, significa mais chances de um aprendizado pleno e futuro melhor para estas crianças”, afirmou a secretária de Educação, Edilma da Costa Freire.

Ao longo dos seis anos da atual gestão o atendimento na Educação Infantil deu um salto passando de 4 mil para 13 mil crianças atendidas. Desde 2013, a atual gestão já implantou o novo padrão de qualidade em 63 creches e em 43 escolas do Ensino Fundamental, entre unidades novas e requalificadas. De acordo com o prefeito, ainda neste ano serão entregues mais três creches e uma nova escola em tempo integral no Parque do Sol.

Deixe um comentário