Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

PMJP comemora Dia de Inclusão da Pessoa com Deficiência com atividades de esporte, lazer e cultura

 

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) preparou uma programação especial para as pessoas com deficiência. Neste domingo (02), a partir das 14h, o Parque da Lagoa será palco de uma grande tarde de serviços, esportes, cultura e lazer. O ‘Dia de Inclusão da Pessoa com Deficiência’ está sendo promovido pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social (Sedes), Educação e Cultura (Sedec), Saúde (SMS), Habitação (Semhab), Trabalho, Produção e Renda (STPR) e Juventude, Esporte e Lazer (Sejer), por meio de parceria com a associação sem fins lucrativos AC Social, o Centro de Atividades Especiais Helena Holanda, Instituto dos Cegos da Paraíba, Associação Paraibana de Deficientes (Aspadef) e a Associação Paraibana de Equoterapia.

O evento acontece na Praça das Acácias do Parque da Lagoa e marca a passagem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, que relembra as lutas e dificuldades vividas por essas pessoas no mundo todo. O ‘Dia de Inclusão da Pessoa com Deficiência’ foi pensado para proporcionar uma programação vasta para essas pessoas, amigos e familiares. É importante lembrar que a PMJP já oferece uma série de serviços voltados para essas pessoas por meio da Sedes.

“Temos hoje em pleno funcionamento o Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Centro-Dia, que atende pessoas com deficiência de nível moderado, adultos com síndrome de down e demais deficiências não físicas, e que oferece interação entre familiares e amigos, além da Residência Inclusiva, onde acolhemos 24h essas pessoas. A novidade deste ano é que, nos próximos dias, estaremos inaugurando o Centro Municipal de Microcefalia, voltado para crianças com essa deficiência, que funcionará no Pedro Gondim, e já conta com 43 cadastros”, destaca Eduardo Pedrosa, secretário de Desenvolvimento Social de João Pessoa.

Programação Dia de Inclusão da Pessoa Com Deficiência

 Local: Praça das Acácias – Parque da Lagoa

14h – Esporte e lazer: Espaço kids, volei sentado, gincana, capoeira, pinturas, danças, alongamentos, fisioterapia, massagens, argiloterapia, atendimento médico e de enfermagem, atualização dos cartões de vacina, auriculoterapia, orientações de saúde bucal, passeio ciclístico com bicicletas adaptadas e acompanhamento de monitores, atendimento ao consumidor, atendimento do Banco Cidadão, orientações referentes à moradia.

17h – Atrações culturais: apresentação do alto de Natal do Centro Dia de Referência para a Pessoa com Deficiência, musicalização do Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência, exposição de painéis de arte, atividade recreativa para crianças com microcefalia, apresentação da Banda Zero Calibre e o encerramento do Coral Natalino do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda.

A Banda Zero Calibre – O vocalista da banda, Octávio Soares, se tornou paraplégico em 2013, vítima de um assalto. Elísio Neto, guitarrista e vocalista também foi atingido. Também integram o grupo Geffe, Lula Nicácio e Ivan Dantas. A banda mudou do Rio de Janeiro para a Paraíba em outubro deste ano e lançou o clipe da música “Não Perco a Fé”, sucesso em todo o País.

Atendimento – A PMJP conta com o Centro de Referência Municipal para Pessoas com Deficiência, que tem como objetivo a habilitação e a reabilitação, através de serviços especializados, de crianças adolescentes e jovens com deficiência, distúrbio de comportamento e/ou de aprendizagem, buscando dar-lhes condições para o exercício pleno de sua cidadania. Acompanhados por profissionais de Serviço Social, os usuários participam de encontros, rodas de diálogos e atividades de lazer, para fins de promoção de inclusão da pessoa com deficiência.

O Centro oferece cursos de Língua Brasileira de Sinais, para usuários, familiares e comunidade, além de oficinas psicopedagógicas (sala de recursos multifuncionais, brinquedoteca, teatro e musicoterapia); fonoaudiologia clínica; fisioterapia e psicologia clínica; atendimento especializado: avaliações médicas (pediatra, neurologista e fisiatra) e, orientação e encaminhamento para os demais serviços e programas da PMJP.

Centro – Dia – O Centro-dia oferta serviço às pessoas com deficiência, que devido à situação de dependência de terceiros, necessitam de apoio para a realização de cuidados básicos da vida diária, como os autocuidados, arrumar-se, vestir-se, comer, fazer higiene pessoal, locomover-se e outras e, também de apoios para o desenvolvimento pessoal e social, como levar a vida da forma mais independente possível, favorecendo a integração e a participação do indivíduo na família, no seu entorno, em grupos sociais, incentivo ao associativismo, dentre outros apoios. Neste serviço também são prestados orientação e apoio, inclusive no domicílio, aos cuidadores familiares, incentivando a autonomia da pessoa com deficiência e de seu cuidador familiar, e também a inclusão social dos mesmos.

Deixe um comentário