Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

OSMJP e Marcelo Nisinman abrem o 6º Festival Internacional de Música Clássica na Igreja de São Francisco

Chegou a hora. Pelo sexto ano consecutivo, a Prefeitura Municipal de João Pessoa realiza, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), o Festival Internacional de Música Clássica, que será aberto neste domingo (25), às 19h, com um concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), no Adro da Igreja de São Francisco, no Centro Histórico. A OSMJP será regida pelo maestro Laércio Diniz, e vai contar com a participação especial do bandoneonista argentino Marcelo Nisinman. O concerto terá a participação especial de um casal de bailarinos que vai dançar tango.

“O Festival está consolidado, já se tornou uma tradição em João Pessoa e a cada ano oferecemos uma grande programação para a nossa população apreciar e valorizar a música clássica no Centro Histórico. É um evento extremamente importante para a cultura de nossa cidade, para o turismo e reflete também na economia local. Esperamos que as famílias saiam de suas casas para acompanhar as apresentações, conhecer mais sobre estes artistas e aproveitar este momento especial que a Prefeitura oferece”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O concerto será aberto com o “Hino Nacional Brasileiro”, executado pela Orquestra Sinfônica Municipal. Em seguida começa o programa dedicado a AstorPiazzolla, com a participação de Marcelo Nisinman, que junto com a OSMJP vai tocar “Hombre Tango”, seguida de “Oblivion”, de AstorPiazolla com arranjo de Nisinman, dentre outros tangos.

Com vinte concertos, nove masterclasses, músicos de nove países, incluindo o Brasil, o 6º Festival Internacional de Música Clássica, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), oferece uma vasta programação, com quatro concertos diários nas igrejas do Centro Histórico (Mosteiro de São Bento e Primeira Igreja Batista, Igreja do Carmo e Igreja de São Francisco).

Segundo o diretor artístico do Festival, Alberto Johnson, a sexta edição do Festival, assim como nos anos anteriores, prima pela qualidade dos músicos e da programação. “É um festival onde a gente se baseia na qualidade e na variedade dos artistas e dos programas. Como esse ano é um tribtuo a Piazzolla, temos um excelente bandoneonista, Marcelo Nisinman, que executará obras do homenageado; temos o finlandês Mark Gothoni, um dos grandes professores na Alemanha atualmente e o violista Mikhail Zemtsov, que se destaca como professor e músico em toda a Europa”.

De acordo com o diretor-executivo da Funjope, Maurício Burity, a sexta edição do Festival consolida cada vez mais a cidade de João Pessoa no roteiro dos festivais de música clássica. “Através desse festival, João Pessoa tem conseguido uma excelente imagem, uma imagem positiva quando se fala em festivais de música clássica, e sempre mantendo a qualidade do evento, o que é muito importante. Nós recebemos, desde a primeira edição do festival, músicos que tocam nas melhores orquestras sinfônicas, músicos de grande referência. Isso engrandece nosso evento, que também acolhe músicos da Capital”, afirmou.

O diretor-executivo da Funjope, Maurício Burity, disse ainda que “também oferecemos a oportunidade para os músicos da Paraíba trocarem experiências com esses músicos internacionais nas masterclasses”. Ele também destacou o fato de o Festival ser realizado no Centro Histórico, uma área importante da Capital, que precisa ser valorizada e por isso vem recebendo uma atenção especial da atual gestão.

Horários – Além da participação de músicos da cidade e de outros estados do Brasil, João Pessoa vai receber nomes da Argentina, Espanha, Finlândia, Holanda, México, Rússia, Suíça e Ucrânia, que se apresentam a partir da segunda-feira (26), sempre no período da tarde, a partir das 14h30 (Mosteiro de São Bento), seguida de outras às 16h (Primeira Igreja Batista), 18h (Igreja do Carmo) e 20h (Igreja de São Francisco).

Escolas municipais – As escolas da Rede Municipal de Ensino estarão representadas no 6º Festival Internacional de Música Clássica. Mais de 900 alunos de cinco escolas municipais – Radegundis Feitosa, Dom José Maria Pires, João Santa Cruz, Oscar de Castro e José Américo de Almeida –, vão assistir aos concertos na Primeira Igreja Batista e no Mosteiro de São Bento a partir desta segunda-feira (26), sendo uma escola a cada dia.

O 6º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa termina no dia 1º de dezembro, com um concerto da Orquestra Sinfônica Municipal no Parque da Lagoa. Na ocasião, a OSMJP será regida pelo maestro João Carlos Martins.

Programa da abertura

Hino Nacional Brasileiro

“Hombre Tango” (M. Nisinman)

“Oblivion” (A. Piazzolla/M. Nisinman)

“Argentinos en Europa” (M. Nisinman)

“AdiosNonino” (A. Piazzolla/M. Nisinman)

“El aeroplano” (Datta/M. Nisinman)

Serviço

Abertura do 6º Festival Internacional de Música Clássica

Atração: Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, com participação de Marcelo Nisinman

Local: Igreja de São Francisco

Data: Domingo (25)

Horário: 19h

Evento Gratuito

Deixe um comentário