Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Luciano Cartaxo prestigia festival ‘Bonecos do Mundo’ no Parque da Lagoa, que recebeu milhares de famílias

Com uma programação bastante animada e cultural, o AnimaCentro recebeu neste sábado (17), o festival ‘Bonecos do Mundo’. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e a primeira-dama e coordenadora do João Pessoa Artesã, Maísa Cartaxo, prestigiaram o evento internacional, que acontece até este domingo (18), no Parque da Lagoa Sólon de Lucena. A parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Sesi traz espetáculos de qualidade valorizando o encontro com as famílias e potencializando o turismo.

Para o prefeito Luciano Cartaxo, o evento internacional mostra que João Pessoa está num momento muito forte na área da cultura, lazer e entretenimento. “João Pessoa foi eleita pela Unesco como cidade criativa, exatamente na área do artesanato e da arte popular e um evento como este tem tudo a ver com nossa cidade, raízes e cultura, sendo de extrema importância propagar isso para o mundo inteiro”, afirmou.

O projeto ‘Bonecos do Mundo’ tem o patrocínio do Sesi, dentro da proposta da instituição em promover ações culturais de qualidade. Na programação do dia, que iniciou às 16h30, teve a abertura com a companhia Giramundo, mestres Mamulengueiros, grupo Mosaico cultural, apresentações de teatro e a exposição de mais de 300 bonecos, do acervo da historiadora Magda Modesto. Todas as apresentações com entrada gratuita.

Carlos Marberte, produtor do Sesi, contou que já veio à João Pessoa com o projeto ‘Bonecos do Brasil’ e agora retornando com os ‘Bonecos do Mundo’ com programação inédita, intercâmbio de países levando alegria democraticamente com atrações gratuitas em um espaço de vivência que é o Parque da Lagoa.

“Estamos felizes em trazer artistas e professores que levam cultura e conhecimento para os grupos locais e, a partir disso, desenvolvem novas técnicas. As apresentações são simultâneas dentro do Parque da Lagoa, em vários palcos, dentro de Kombi como o grupo da Rússia, mestres mamulengueiros com o tradicional e o contemporâneo abrilhantando o festival e levando boa cultura para todo o público”, declarou o produtor.

O público se encantou com as apresentações dos mamulengos, como a doméstica Silvia Lucineia, que veio com os três filhos e o esposo. “Vi que teria esse festival e como é a primeira vez em João Pessoa, eu quis prestigiar e trazer a minha família para esse momento de lazer. Estou adorando tudo, as encenações são lindas”, contou a moradora de Mangabeira.

A dona de casa, Nilda Pedro, conheceu a exposição dos mais de 300 bonecos e se encantou com as variedades e tamanhos. “Estou gostando muito e tirei bastante foto, a minha intenção é vir amanhã novamente”, disse.

Os grupos fazem parte das companhias de países da Argentina, Rússia, Chile, Peru, República Tcheca, Estados Unidos, além do Brasil, que representa oito estados. A última atração da noite foi a banda Pato Fu, com o show ‘Música de Brinquedo 2’ no palco Giramundo.

Programação do domingo no Parque da Lagoa:

16h30 – Torres Andantes – Cia. Abertura com Giramundo (MG);

16h30 e 22h – Mamulengo: Patrimônio Imaterial Brasileiro/ Mestres Tonho e Daniel – Exposição (RJ/PE);

Entre 17h30 e 20h30 – Zé Lopes/ Valdeck de Garanhuns/ Mamulengo Estrela do norte do Mestre Babi Guedes/ Duda da Boneca – Mestre Mamulengueiros (PE/SP/PB/RN);

Entre 17h30 e 20h30 – Corsários Inversos – Grupo Mosaico Cultural (RS);

Entre 17h30 e 20h30 – Travessia – Caixa de Imagens (SP);

Entre 18h30 e 20h30 – A Velha – Bululu Teatro (Argentina);

Entre 17h30 e 20h30 – Ópera Carmen – Teatro Tenj (Rússia);

17:30 e 18h30 – Pequenos Contos – Hugo & Ines (Peru);

19h30 e 20h30 – O Jogo do Tempo – David Zuazola (Chile);

17h30 – Cadê Meu Herói? – Sobrevento (SP);

18h30 – Animação Suspensa – Cia. The Huber Marionete (EUA);

19h30 – Alice Live – Giramundo com Banda Pato Fu (MG).

Deixe um comentário