Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Deputado federal da Paraíba é alvo da Operação Lava Jato no Estado

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (09), a Operação Capitu, que é desdobramento da Operação Lava Jato, na Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ao todo, estão sendo cumpridos 62 mandados de busca de apreensão.

O vice-governador de MG, Antonio Andrade (MDB), e os executivos da JBS Joesley Batista, Ricardo Saud e Demilton de Castro foram presos na operação que investiga suposto esquema de corrupção no Ministério da Agricultura durante o governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

A ação é baseada na delação do doleiro Lúcio Funaro, apontado como operador do MDB.

Segundo as investigações, havia um esquema de arrecadação de propina dentro do Ministério da Agricultura para beneficiar políticos do MDB, que recebiam dinheiro da JBS, que pertencem aos irmãos Joesley e Wesley Batista, em troca de medidas para beneficiar as empresas do grupo.

Segundo a Policia Federal, um deputado federal da Paraíba teria recebido R$ 50 mil do grupo como contrapartida, em decorrência da tentativa de promover a federalização das inspeções sanitárias de frigoríficos por meio de uma emenda, cujo objeto tinha natureza totalmente diversa do escopo da medida provisória nº 653/2014 na qual foi inserida.

Além do vice-governador e dos executivos PF prendeu Demilton Antonio de Castro, responsável por organizar um arquivo com 9 mil dados de operações financeiras ilegais feitas pela JBS, o chamado “planilhão da propina”.

Uol

Deixe um comentário