Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Maísa Cartaxo participa da Oficina Criativa do projeto Saberes e Sabores

A primeira-dama Maísa Cartaxo participou, na tarde desta terça-feira (6), da Oficina Criativa do projeto Saberes e Sabores, que visa resgatar a culinária tradicional paraibana apresentando pratos que fazem parte da memória afetiva e emocional da população, de uma forma personalizada. O projeto, que é do Celeiro Espaço Criativo e tem o apoio do Sebrae-PB, conta com a participação de designers, ceramistas e artistas. A oficina aconteceu na casa de eventos The House Mall, na Avenida Epitácio Pessoa.

Maísa Cartaxo destacou a continuação dos investimentos que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem realizado na economia criativa da cidade e lembrou o título da Unesco, que coloca João Pessoa como Cidade Criativa em razão do artesanato e arte popular desde outubro de 2017. “Esse vai ser o projeto Saberes e Sabores de João Pessoa, que vai fortalecer a política de economia criativa e que vai estimular as pessoas a valorizarem o artesanato em nossa cidade”, contou a primeira-dama.

O projeto tem o objetivo de promover a integração de três áreas da economia criativa, o artesanato e a gastronomia através do design, em um processo de desenvolvimento colaborativo de uma nova coleção de produtos artesanais. O intuito do projeto é melhorar a preparação e apresentação de pratos típicos selecionados da culinária paraibana, com foco no turismo de experiência.

De acordo com Lúcia França, curadora do Celeiro Espaço Criativo, essa oficina é uma rara oportunidade, pois mostra a união de profissionais da mais alta capacidade, visando o fortalecimento da culinária regional. “Existe um interesse coletivo para que se produza pratos regionais com o uso de peças que tenha alguma relação com esses pratos”, enfatizou Lúcia França.

A realização dessa Oficina Criativa dá início ao ciclo de inovação e de produção de uma nova oferta artesanal de João Pessoa. Partindo de uma demanda induzida, fruto de um acordo entre hotéis e restaurantes, assegura-se a manutenção e continuidade do Programa.  Os produtos concebidos nessa Oficina Criativa serão produzidos na Fábrica Social de Artesanato.

Deixe um comentário