Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

PREVENÇÃO: Câncer deve atingir um em cada cinco homens e Corrida do Bem chama atenção para diagnóstico da doença

Um relatório elaborado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc) aponta que um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres terão câncer em algum momento de suas vidas. Além disso, um em cada oito homens e uma em cada onze mulheres irão morrer por causa da doença. Em dezembro, João Pessoa será sede da quarta edição da ‘Corrida do Bem’ que tem o objetivo de chamar atenção para o diagnóstico e tratamento da doença e ainda ajudar hospitais filantrópicos.

O presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer, o deputado estadual Bruno Cunha Lima (SD), falou da importância de se garantir recursos e espaços para atendimento aos portadores da doença na Paraíba. “A Corrida do Bem é hoje um movimento consolidado em João Pessoa e Campina Grande organizado pela Frente Parlamentar de Combate ao Câncer e que tem o apoio da população. Essa ação contribui de forma muito significativa para a garantia do atendimento aos pacientes. É por isso, que este ano teremos mais uma edição da Corrida para ajudar o Hospital Napoleão Laureano”, afirmou.

A ‘Corrida do Bem’ será realizada em João Pessoa no dia 9 de dezembro com o objetivo de garantir mais recursos para o Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. A unidade filantrópica cuida de pacientes com câncer e sobrevive de recursos do SUS e, principalmente, de doações.

Crescimento -O relatório da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer também mostra que o número de casos da doença está aumentando. Neste ano, haverá 18,1 milhões de novos casos de câncer no mundo, estima o relatório da Iarc. Destes, 9,6 milhões vão resultar em morte. Em 2012, por sua vez, foram contabilizados 14,1 milhões de casos e 8,2 milhões de mortes.

Mais comuns -O câncer de pulmão, de mama e o câncer colorretal (intestino grosso) são os três principais tipos, em termos de incidência. O de pulmão é responsável por 11,6% dos casos da doença. O de mama registra o mesmo percentual de incidência. Já o câncer colorretal corresponde a 10%. Juntos, eles são responsáveis por um terço de todos os tipos de câncer e mortes pela doença no mundo.

Deixe um comentário