Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

João Pessoa atinge metas do Ideb e supera notas das escolas públicas da Paraíba

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes ao ano de 2017, divulgados nesta segunda-feira (3), mostram que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está no caminho certo quando se trata de investimentos na educação infantil. Desde 2013, os estudantes do Ensino Infantil e Fundamental da rede municipal da Capital atingiram ou superaram todas as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação, revelando avanços importantes na qualidade da educação oferecida às crianças da Capital pela rede municipal de ensino.

“Desde que assumimos a Prefeitura, colocamos a educação como prioridade da gestão por compreender que qualquer transformação da cidade passa pelas crianças e necessariamente pela educação. E todo o nosso esforço de cuidar desta área tão essencial, embora seja um trabalho a longo prazo, já tem nos dado resultados muito positivos que colocam João Pessoa em posição de destaque e revelam que temos feito o que é certo. A nota do Ideb só vem a confirmar que as crianças estão sendo bem cuidadas na nossa rede e recebendo uma educação de qualidade”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O Ideb é divulgado a cada dois anos e traça uma radiografia do nível de qualidade da educação no País. Com investimentos na educação infantil e fundamental através da implantação de um novo padrão de qualidade em 103 creches e escolas da rede, valorização profissional e realização de concurso público, os resultados do quadro histórico do levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) colocam os estudantes da Capital paraibana em posição privilegiada no acesso a uma educação de qualidade.

Em João Pessoa, a nota do Ideb dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) foi de 4,9 enquanto a meta era 4,6. No histórico do estudo, a atual gestão tem conseguido superar todas as metas. Isso porque em 2015, a meta era 4,3 e a nota conquistada foi de 4,6. E, em 2013, enquanto a meta era 4,0, João Pessoa conseguiu a nota 4,5. As notas obtidas pela rede municipal da Capital foram superiores às obtidas pela média geral das escolas da rede pública dos 223 municípios paraibanos no mesmo nível de ensino (4,7 em 2017; 4,5 em 2015; e 4,2 em 2013).

Nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), João Pessoa também tem conseguido atingir as metas estabelecidas, enquanto que a média da Paraíba ficou abaixo do projetado. Em 2013, a meta para a Capital era 3,4 e a nota obtida foi 3,7; em 2015, a meta era 3,8 e a rede conseguiu atingir a nota projetada, assim como em 2017, quando a meta que o Inep projetou foi nota 4,0 e João Pessoa chegou à nota. No entanto, no geral da Paraíba, os anos finais do Ensino Fundamental ficaram abaixo da meta, que para 2017 era de 4,0 e a nota foi 3,6. Em 2015, a meta era 3,7 e a Paraíba ficou com nota 3,5 e, em 2013, a meta era 3,3 e a nota obtida foi 3,2.

Deixe um comentário