Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Eitel sugere uso do Cartão SUS para atendimento em consultórios particulares

A longa fila de espera para o atendimento em diversas especialidades no Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das preocupações do advogado Eitel Santiago (Progressistas) em relação às pessoas que não têm condições de pagar por consultas particulares. Uma das propostas do candidato à Câmara Federal é disponibilizar o uso do Cartão SUS para o atendimento em clínicas e consultórios privados.

O direito à saúde é garantido pela Constituição Federal, mas não tem sido assegurado aos cidadãos. Entre os principais problemas na área, Eitel destaca que faltam profissionais para suprir a demanda. “O número de médicos é ainda mal distribuído pelo país. São filas intermináveis para simples consultas ou mesmo procedimentos cirúrgicos mais complexos”.

Segundo o advogado, são 17,6 médicos para cada 10 mil brasileiros, bem menos que na Europa, cuja taxa é de 33,3. “Defendo a aprovação do Programa SUS Consulta para resolver o problema das filas de espera, permitindo ao usuário do sistema público a utilização do seu Cartão SUS para atendimento em consultórios particulares”, explicou. Tal consulta seria realizada por médicos cadastrados e que receberão de acordo com as tabelas existentes.

Eitel Santiago também sugere o aumento dos investimentos no SUS, análise periódica em relação aos valores dos procedimentos médicos e a integração de toda a cadeia de saúde, do nível básico ao complexo. “Do mesmo modo, lutarei pela inclusão de novos medicamentos no SUS e pela adoção de tecnologia para aprimorar o sistema de saúde pública no Brasil”, garantiu.

Deixe um comentário