Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Eitel propõe a instalação do Plano de Unificação Nacional da Segurança Pública

A solução para os problemas da Segurança Pública no Brasil passa pela união dos entes federativos, na avaliação do advogado Eitel Santiago. Citando dados do Atlas da Violência 2018, que mostram o crescimento da taxa de homicídios no país, o candidato à Câmara Federal defende a integração das forças policiais e das estratégias administrativas para o combate à criminalidade.

Apenas nos últimos dez anos, 553 mil pessoas perderam suas vidas devido à violência intencional no Brasil, segundo o Atlas. Para Eitel Santiago, é necessário a adoção de medidas urgentes e duradouras na área. “Proponho a instituição do Plano de Unificação Nacional da Segurança Pública, com atuação conjunta do governo federal, dos estados e dos municípios, através da integração das Polícias Civil, Militar e Guardas Municipais”, destaca.

De acordo com Eitel, a partir do Plano, os efetivos dessas forças seriam devidamente aumentados, medida atrelada ao uso de inteligência e tecnologia nas investigações para o combate à ocorrência de homicídios, bem como ao tráfico de drogas e de armas. Também estão previstos no Plano de Unificação, a aplicação de recursos para a instalação de laboratórios, de complexos de monitoramento e de institutos de perícia, bem como a integração da Polícia Federal e das Forças Armadas no policiamento de fronteiras.

“É necessário ainda que haja treinamento contínuo para estes profissionais e valorização econômica de seus subsídios, para acabar com os comandos criminosos nos presídios através de eficiência e transparência na execução dos recursos orçamentários”, acrescenta o advogado.

Do mesmo modo, Eitel Santiago sugere a realização de um novo pacto federativo, ficando sob a responsabilidade da União a coordenação da política criminal, o aperfeiçoamento da formação de gestores e a contribuição para formação de profissionais de segurança pública nos três níveis federativos, por meio da criação de uma Escola Nacional de Segurança Pública.

Deixe um comentário